quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Hoje é a Festa dos Santos Inocentes


  Neste dia a Igreja recorda os meninos inocentes de Belém e arredores, de idade inferior a dois anos, os quais, conforme o relato do Evangelho, foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de Herodes. Embora não tivessem uso da razão, morreram por Cristo Jesus, e por isso a Igreja os honra com o título de mártires.

  Em nossos dias, assistimos a uma nova matança dos inocentes, desta vez é triste reconhecê-lo tantas e tantas vezes perpetrada pelas próprias mães desnaturadas! De fato, em que consiste o aborto voluntariamente provocado? Consiste, pura e simplesmente, no assassinato do filho pela própria mãe. O feto, ou seja, o ser humano desde o momento da concepção até o do nascimento, é um ser distinto de sua mãe.
  Eliminar o embrião, seja em que fase for de seu desenvolvimento, é um assassinato que viola os direitos humanos. Ora, com toda a naturalidade se vai disseminando a prática pecaminosa do aborto, consagrada e protegida pelas legislações! E em alguns casos são legalmente punidos médicos ou enfermeiras católicas que em consciência se recusam a participar desses crimes!
  Desde o século VI, a Igreja tem honrado durante os dias do Natal do Senhor aqueles que recebem no Oriente o nome de “Crianças Executadas” e no Ocidente o de “Santos Inocentes”. Ao fazê-lo a Igreja rememora aqueles que foram condenados à morte “por Cristo”, no lugar daquele a quem a liturgia chama “o Cordeiro inocente”. As crianças de Belém constituem as primícias dos redimidos: mesmo quando “careciam do uso da palavra para confessar a Cristo”, contudo, “foram coroados de glória em virtude do mistério do Nascimento de Cristo”.
  Por meio deles, a Cruz se colocou junto ao presépio, sua morte é uma profecia da redenção. É mister acrescentar que o fato de honrar a estas crianças como mártires ilumina a própria natureza do martírio que é, antes de tudo, um dom gratuito do Senhor, como o batismo.

Fonte: Comunidade Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.