quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Hoje é Dia de São João da Cruz


  São João da Cruz nasceu em Fontiveros, na Espanha, em 1542.  Seu pai era rico e casou-se com uma moça pobre e por isso foi deserdado. João entrou para o Carmelo com 21 anos, tomando o nome de João de São Matias. Em 1567, João tinha 25 anos e tinha sido recém- ordenado sacerdote, quando conheceu Santa Teresa que lhe propôs a reforma do ramo masculino do Carmelo (ela já tinha iniciado a reforma feminina). João aceita a proposta e em 1568 inicia a reforma.
   Troca o nome para João da Cruz e passa a viver com outros freis na mais radical pobreza e contemplação. Mais tarde João foi preso, pelos antigos Carmelitas que não queriam a reforma. Passou 9 meses na prisão, sendo tratado com extrema dureza. João costumava pedir a Deus três coisas: que Ele não o deixasse passar um só dia sem sofrimento, que não o deixasse morrer ocupando o cargo de superior e que lhe permitisse morrer humilhado e desprezado.
  João da Cruz morreu em 1591 com 49 anos de idade. É Doutor da Igreja e autor de inúmeros poemas espirituais e de obras de ascese e mística.

PENSAMENTOS DE SÃO JOÃO DA CRUZ:
"O Verbo Filho de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, está essencial e realmente escondido no íntimo de cada ser."
"Se está em mim aquele a quem minha alma ama, como não o encontro nem o sinto? É por estar ele escondido. Mas não te escondas também; assim podes encontrá-lo e senti-lo..."
"Teu Amado esposo é o tesouro escondido no campo de tua alma, pelo qual o sábio comerciante deu todas as suas riquezas."
"Nisto tens motivo de grande gozo e alegria, vendo como todo o teu bem - a tua esperança - se encontra tão perto de ti, ou melhor, está dentro de ti, e tu não podes viver sem ele."
"O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus."
"O amor consiste em despojar-se e desapegar-se, por Deus, de tudo o que não é Ele."
"Como acontece aos bem-aventurados no céu: uns vêem mais a Deus e outos menos, mas todos o contemplam e estão felizes, porque cada um pode satisfazer a própria capacidade."
"Para possuir Deus plenamente, é preciso nada ter; porque se o coração pertence a Ele, não pode voltar-se para outro."
"Para buscar a Deus, requer-se um coração despojado e forte, livre de tudo o que não é puramente Deus."
"Afeiçoar-se ao mesmo tempo a Deus e a criatura são coisas contrárias: não podem existir numa só pessoa."
"Deus é inacessível. Não repares, portanto, no que as tuas faculdades podem compreender, nem teus sentidos experimentar, para que não te satisfaças com menos e assim perderes a presteza necessária para chegar a Ele."
"A criatura atormenta, e o espírito de Deus gera alegria."
"Há uma distância infinita entre o ser divino e o ser das criaturas, por isso é impossível à inteligência, por si só, atingir a Deus."
"Que felicidade o homem poder libertar-se de sua sensualidade! Isto não pode ser bem compreendido, a meu ver, senão por quem o experimentou. Só então verá claramente como era miserável a escravidão em que se estava."
"Adquire-se a sabedoria através do amor, do silêncio e da mortificação; grande sabedoria é saber calar e não inserir-se em ditos ou fatos e na vida alheia."
"A purificação que leva a alma à união com Deus, é noite:
- quanto ao ponto de partida, pois a alma priva-se do prazer de todas as coisas do mundo;
- quanto ao caminho a tomar - a fé; noite verdadeiramente escura para o entendimento;
- quanto ao termo ao qual a alma se destina - Deus; ser incompreensível e infinitamente acima de nossas faculdades."
"É inegável que a alma chega ao conhecimento de Deus, antes pelo que ele não é do que pelo que ele é."
"O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo Amado."
"É próprio do perfeito amor nada querer admitir ou tomar para si, nem atribuir-se coisa alguma, mas tudo referir ao Amado. Se nos amores da terra é assim, quanto mais no amor de Deus."
"Sofrer por Deus é melhor que fazer milagres."
"Quem não busca a cruz de Cristo não busca a glória de Cristo."
"A alma que quer que Deus se lhe entregue inteiramente há de se entregar toda sem reservar nada para si."
"Quando tiveres algum aborrecimento e desgosto, lembra-te de Cristo crucificado e cala-te."
"Alma formosíssima entre todas as criaturas, que tanto desejas saber o lugar onde está teu Amado, a fim de o buscares e a ele te unires. Já te foi dito que és tu mesma o aposento onde ele mora, e o recôndito esconderijo em que se oculta."
"Nisto tens motivo de grande gozo e alegria, vendo como todo o teu bem - a tua esperança - se encontra tão perto de ti, ou melhor está dentro de ti, e tu não podes viver sem ele."
"Em teu recolhimento interior, regozija-te com ele, pois ele está muito perto de ti".
"O amor não cansa nem se cansa."
"Onde não há amor, põe amor e colherás amor."
"Para se progredir, o que mais se necessita é saber calar diante de Deus... a linguagem que ele melhor ouve é a do silêncio de amor."
"No ocaso da vida serás examinado sobre o amor."

Fonte: Oração centrante e Lectio Divina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.