segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Historia de Nossa Paróquia




Histórico


Não podemos juntar documentos da data exata da fundação, calcula-se pela escritura de doação que fez o Sr. Lourenço Lopes de Jesus, no ano de 1857 com imposto pago na coletoria estadual de Itaboraí no livro 04, com as armas imperiais, tendo o doador o Título de Sacristão, consta no documento que o prazo para a construção seria de no máximo 5 anos, no entanto presume-se que a construção se deu no ano de 1859, de uma igreja pequena com o fundo da nave e o altar, de construção barroca de estilo Português.


Consta também, na história de São Gonçalo, que o desbravamento verificou-se no princípio do ano de 1600 sendo habitado por índios Tamoios, com a edificação da paróquia dedicada a São Gonçalo a ela foi filiada a capela de N. Sra. Da Esperança na fazenda de Ipiíba.

Em 25 de Fevereiro de 1844 foi assinada a escritura de doação na freguesia do Cordeiro, por Lourenço Lopes de Jesus, consta os anais de São Gonçalo, consta ainda que o comendador Campanha era dono da fazenda de Itaitindiba nesta freguesia e muitas vezes visitada por D. Pedro II. Se explica o interior da igreja ser colonial.

Os padres que por aqui passaram segundo a tradição foram: Pe. Artur, Pe. Erico, Pe. Guilherme, Pe. João I, Pe. Simeão que em abril de 1960 assumiu a paróquia de Pachecos como Vigário desta região e onde exerceu grande liderança em todos os setores da comunidade. Sendo responsável pela reconstrução da CAPELA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SANTA ISABEL, que na sua fase terminal, a dez minutos depois do Pe. Simeão celebrar uma missa de 7º dia de um membro da comunidade, o vão central da igreja desabou, ficando de pé somente a parte da creche, a torre e a sacristia na parte dos fundos, construção esta que foi realizada pelo Pe. Simeão e o Engenheiro Dr. Faria, neste período de grande abatimento, assume e trava grande batalha, uma uma verdadeira luta para a reconstrução do templo, o Pe. Theodoro Peters no ano de 1966, e anos depois de entregar pronto a comunidade este bonito templo com ajuda da comunidade, do estrangeiro e do Pe. Cipriano, Vigário geral do Alcântara.

Ferrenho defensor da associação de moradores, participante ativo conseguindo juntamente os demais membros, grandes melhorias para a comunidade, assim como: posto de saúde e doação da área, ginásio da Campanha Cenecista, o extinto poço artesiano, etc... Legião de Maria fundada em 1962, trouxe o 1º COR masculino, feito no Amanda Velasco em Dezembro de 1980, 2º COR já feito em nossas dependências sendo construídos canteiros. Associação São Vicente de Paula, Apostolado da oração, catequese círculo Bíblico com o nome CEREPE, grupo Jovem, etc...

Por volta de 1988 com a agravamento de sua saúde, vieram em sua ajuda o Pe. Guilherme I, Pe. Guilherme II, Pe. Antônio, Pe. Ailton Isaias que assumiu Santa Isabel, Bairro Ieda, Anaia, São Jorge, em fevereiro de 1990, com a morte de Pe. Theodoro, assumiu a paróquia de Pachecos sendo o último vigário Missionário do Sagrado Coração e entregou a paróquia a Arquidiocese sendo o Arcebispo D. Carlos Alberto Navarrro, em 01/01/1994, assumindo como vigário administrador paroquial, o Pe Genecy Gomes Rodrigues, diocesano com espírito de construção, o Pe. Genecy já assumiu trabalhando, gradeou todo o terreno da igreja, foi feita a terraplanagem do terreno ao lado da igreja onde foi construído um salão e seis salas para a catequese, uma obra arrojada, ampliação do salão festivo da igreja com varanda toda gradeada, implantou a evangelização ano 2000, a oração carismática, fez na comunidade de Santa Isabel a escola de evangelização, passando no dia 9 de janeiro de 2000 o cargo de vigário administrador paroquial para o Pe. José Carlos de Souza Reis, sendo transferido mais tarde para a catedral de São João Batista no dia 23 de Julho de 2000. No dia 16 de Julho de 2000 recebemos os Pe. Sebastião Reis Filho como administrador paroquial e o Pe. João Cláudio Lourenço do Nascimento com vigário auxiliar, este último sendo transferido para a paróquia de N. Sra. De Fátima em Manilha em 04 de Março de 2001. Recebemos o Pe. Pedro Moraes no dia 27 de Março de 2002, permanecendo conosco até o dia 26 de Março de 2004. Concluiu a casa paroquial e fundou a pastoral familiar e passou a administração da nossa capela para o vigário Episcopal Pe. Marinho Nunes.

No dia 21 de Dezembro de 2007, a Capela de Nossa Senhora de Conceição e Santa Isabel foi elevada a condição de Paróquia. Na solene celebração da elevação á Paróquia, estiveram presentes também o vigário episcopal de Alcântara e também o pároco da igreja irmã em Pacheco, Pe. Marinho, da qual a atual paróquia era uma de suas capelas.

Nesse dia, após a celebração, já na condição de Paróquia do Vicariato de Alcântara, por mercê de Deus, recebeu provisão o primeiro administrador paroquial Pe. Júlio César Rastoldo da Silva. Ficaram como capelas da citada paróquia as seguintes igrejas e comunidades: Capela de São João Batista, no Bairro Ieda; Capela de São Paulo Apóstolo, na Quinta Dom Ricardo; Capela de Santo Antônio do Anaia, no Bairro do Anaia; Capela de Nossa Senhora de Aparecida, no Bairro de Itaitindiba; Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro de Ipiíba e Comunidade de São Zacarias no Bairro da Cafuca.

Recebemos o Padre Helcimar Sardinha no dia 03 de fevereiro de 2010, em solene celebração presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Frei Alano Maria Pena O. P. . Dentre suas realizações, citamos a 1ª Jornada Paroquial, onde foram criadas novas pastorais, que terão seus trabalhos iniciados no ano de 2011. Este segue suas realizações conosco até os dias atuais. Em 14 e 15 de maio de 2011, realizados o 6º COR Masculino.

A pedido o nosso Arcebispo, em 17 de março de 2012, Pe. Helcimar toma posse na Paróquia de São Pedro em São Pedro da Aldeia. Em seu lugar assume a nossa Paróquia o Pe. Sérgio Luís da Silva Soares em 20 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.