sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dom Filippo, arcebispo na Itália?


  É muito raro de acontecer, mas pode acontecer, é o que afirma Andrea Tornielli, articulista italiano do jornal La Stampa que especula a ida de Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis - Brasil, para a arquidiocese de Tarento – Itália. Neste caso, é uma espécie de regresso a casa, já que Dom Filippo é italiano de Carbonara, província de Bari. Segundo o jornalista, o anúncio da nomeação deve sair na próxima semana.
 
  Dom Filippo Santoro, está no Brasil desde 1984, como sacerdote Fidei Donum. Foi enviado ao Brasil por Monsenhor Luigi Giussani, fundador do Movimento “Comunhão e Libertação”, para trabalhar na divulgação do mesmo no Brasil. Estudou filosofia na Universidade Católica de Milão e teologia na Universidade Gregoriana em Roma, onde obteve o doutorado em teologia dogmática. Foi ordenado sacerdote na diocese de Bari, em 20 de Maio de 1972. Chegando ao Rio de Janeiro, ocupou vários encargos pastorais, especialmente na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana. Em 1992, ele participou como membro da delegação da Santa Sé para a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente (ECO-92) e no mesmo ano, 12 a 28 Outubro, participou como teólogo da IV Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, em Santo Domingo. Antes de se tornar bispo de Petrópolis, foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro de 1996 a 2004. 
  Vamos esperar para ver se esta especulação será verdadeira; se for, o Brasil perde um grande Bispo e Petrópolis um pai, mas a Arquidiocese de Tarento ganha um excepcional homem da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.