sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hoje é dia de São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara, rogai por nós!
      
      Poucas pessoas o sabem, que o primeiro padroeiro do Brasil foi São Pedro de Alcântara. Este santo, hoje, está como co-padroeiro do Brasil, juntamente com Nossa Senhora Aparecida e é invocado para proteger e zelar pelo Brasil. Logo após a Independência, D. Pedro I entendeu que o Brasil precisava ter um santo padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa, embora ele, D. Pedro I, já tivesse feito a consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, numa viagem de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro. Assim, solicitou ao Papa que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil, tendo o Papa concordado.
        Com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a religião. Porém, seu nome ainda continuou, por muito anos a ser lembrado nos missais mais tradicionais.
   São Pedro nasceu em 1499, na Espanha, quase divisa com Portugal, na vila de Extremadura de Alcântara.Filho do governador Pedro Garabido e de sua esposa, Maria Villela de Sanabria. O menino herdou o nome do pai, mas na infância ganhou dos amiguinhos o apelido de "santo", por sua modéstia e simplicidade. Depois, na Universidade de Salamanca, além de destacar-se por sua inteligência e pela aplicação nos estudos, evidenciou-se pelo estilo de vida, monástica, comparada à dos alegres colegas de turma. Pedro freqüentava, diariamente, a igreja e não ficava um dia sequer sem ajudar os pobres. 
      O pai desejava que o filho fosse o seu sucessor, mas aos dezesseis anos de idade, Pedro solicitou admissão na Ordem Primeira dos Frades Menores de São Francisco de Assis. E aos vinte já era o superior no Convento de Badajoz, tornando-se conhecido pelo dom do conselho. A sua fama de pregador e confessor ganhou, rápido, destaque em toda a Igreja. 
      Nesse período, as suas penitências eram tão severas que chamou a atenção dos demais monges e até dos superiores. Nada tinha a não ser um hábito muito velho, um breviário, um simples crucifixo de madeira e um bastão. Andava descalço e sem chapéu. Jejuava a cada três dias e quando se alimentava ingeria apenas pão, água e legumes, tudo quantidade mínima. Dormia apenas duas horas por noite, sentado. Não bastasse tudo isso, no inverno deixava a janela aberta durante toda a noite. 
       Eleito provincial da Ordem, visitou todos os conventos: mesmo nessa situação percorria as distâncias com os pés descalços e a cabeça descoberta. Em todos eles, as Regras primitivas da Ordem de são Francisco - de pobreza e caridade absolutas - foram restabelecidas. Sua reforma ultrapassou as fronteiras da Espanha e atingiu até mesmo o convento de Arariba, em Portugal, para onde viajou. Lá, atraiu tantos novos noviços que foi necessário construir um outro convento para abrigar a todos. De tal modo que o papa Paulo IV autorizou a reforma para outros da província franciscana, alcançando mais de trinta conventos de diversos países. 
       Na sua época, Pedro de Alcântara conviveu com vários santos e foi o orientador de alguns deles, como: Luiz de Granada, João de Ávila, Francisco Bórgia e Teresa d'Ávila, carmelita e grande reformadora da sua Ordem, de quem foi também confessor e diretor espiritual. 
       Com fama de santidade, realizou vários prodígios em vida. Aos sessenta e três anos de idade e gravemente enfermo, predisse o dia de sua morte: 18 de outubro de 1562, e de fato foi assim. Como legado, deixou-nos algumas obras escritas, onde narrou, com riqueza de detalhes, a sua experiência ascética, baseada, sobretudo, na devoção para com a Paixão de Cristo. Canonizado pelo papa Clemente IX em 1669, São Pedro de Alcântara é comemorado em 19 de outubro, um dia após a data de sua morte.
         Na Paróquia São Pedro de Alcântara - Alcântara,São Gonçalo- hoje haverá missa em louvor ao padroeiro ás 19:30h e logo após festejos com barracas e música.

        

Rezemos a São Pedro de Alcântara:
Ó grande amante da Cruz e servo fiel do divino Crucificado, São Pedro de Alcântara; à 
vossa poderosa proteção foi confiada a nossa querida Pátria brasileira com todos os seus 
habitantes. Como Varão de admirável penitência e altíssima contemplação, alcançai aos 
vossos devotos estes dons tão necessários à salvação. Livrai o Brasil dos flagelos da peste, 
fome e guerra e de todo mal. Restituí à Terra de Santa Cruz a união da fé e o verdadeiro 
fervor nas práticas da religião.
De modo particular, vos recomendamos, excelso Padroeiro do Brasil, aqueles que nos 
foram dados por guias e mestres: os padres e religiosos. Implorai numerosas e boas 
vocações para o nosso país. Inspirai aos pais de família uma santa reverência a fim de 
educarem os filhos no temor de Deus não se negando a dar ao altar o filho que Nosso 
Senhor escolher para seu sagrado ministério.
Assisti, ó grande reformador da vida religiosa, aos sacerdotes e missionários nos múltiplos 
perigos de que esta vida está repleta. Consegui-lhes a graça da perseverança na sublime 
vocação e na árdua tarefa que por vontade divina assumiram.
Lá dos céus onde triunfais, abençoai aos milhares de vossos protegidos e fazei-nos um dia 
cantar convosco a glória de Deus na bem-aventurança eterna. 
Assim seja.



Fonte: Paulinas e Paróquia São Pedro de Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.