sábado, 20 de outubro de 2012

Jovens em Niterói celebram um ano de aprofundamento nos conteúdos do Youcat



Empenhados em cumprir este apelo do papa na introdução do YouCat, os jovens da arquidiocese de Niterói, subsede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, se reúnem todas as quintas-feiras para meditar e aprofundar os pontos do catecismo jovem da Igreja.

“Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudos e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”, esta foi a exortação do Papa Bento XVI na introdução do YouCat.

Assim, sob a orientação do padre Bruno Guimarães, com aulas ao vivo no canal Youcat Niteroi cerca de 30 jovens por aula vêm estudando o catecismo desde de setembro de 2011. O canal já teve mais de mil curtições e o número segue crescendo.

Além do canal, os jovens também administram um grupo fechado no facebook onde discutem os temas propostos e partilham as experiencias de preparação para a JMJ 2013. Neste primeiro ano de estudo, o grupo já participou de vários encontros de divulgação como o programa da JMJ na rede vida. E, no domingo, 14 de outubro, foi distribuído cerca de 13 mil YouCats durante o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Padre Bruno conta que a iniciativa foi dos próprios jovens que estruturam o canal, divulgaram e o convidaram a ministrar as aulas logo que voltaram da Jornada de Madri.

“O sentimento de ver o grupo completar um ano não pode ser outro, senão o de alegria e realização. E também o de esperança, de que seja o primeiro de outros anos ainda. E que esta iniciativa – que partiu dos jovens, sempre insisto em lembrar – possa abrir as portas e motivar ainda outras iniciativas de formação, de aprofundamento na nossa fé”, disse.

O sacerdote enfatiza que a perseverança dos primeiros jovens anima outros a também se unirem ao grupo. “Começar algo às vezes não é tão difícil, mas manter o entusiasmo, isto sim é admirável. Rezo pela constância de todos, peço que Deus a cada dia renove o ânimo de cada um.”

O objetivo inicial era terminar o estudo até a JMJ Rio2013. Mas a quantidade de dúvidas e o aprofundamento das questões atrasou o cronograma. As aulas dadas ficam armazenadas no canal para serem assistidas por aqueles que não conseguem acompanhar ao vivo. O endereço do canal é http://www.livestream.com/youcatniteroi.

Fonte: Arquidiocese de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.