terça-feira, 7 de junho de 2011

Semana dos Namorados: Namorar pra quê? Pra melhor conhecer a mim e ao outro

  O namoro é o tempo oportuno para não apenas conhecer a quem se gosta, mas conhecer-se a si mesmo. Para haver uma relação estável tanto no presente quanto no futuro será preciso equilíbrio psicológico, maturidade afetiva, domínio de si e consciência moral ou religiosa. O equilíbrio psíquico vem de uma personalidade bem estruturada, a maturidade vem de sentimentos claros e expressos, o domínio de si vem do esforço regular e diário de uma vida sadia e a consciência moral ou religiosa vem pela família, pela Igreja e por outras boas instituições.
  Aquele(a) que vai iniciar um namoro não pode pensar apenas que se gosta de alguém, ou que se tem boas características físicas para chamar atenção de alguém ou, muito menos, que se está pressionado pelos amigos e parentes a iniciar uma relação. Não! Não se namora à toa! Não se namora para passar tempo ou para se ter alguém do lado em festas, cinemas ou “dia dos namorados”! Não se namora por instinto só porque aquele(a) é bonitinho(a)! Aqueles que querem iniciar um namoro devem pensar e se preparar; não devem se esquecer de que para estar com alguém é preciso antes estar consigo mesmo; a personalidade sempre os acompanhará, do namoro ao casamento. Ninguém muda depois, já era antes, por isso se deve dar todo o tempo para o conhecimento.
  Um grande problema atual, é que os namorados acham que esse tempo de conhecimento é um momento de intimidade sexual. “Conhecer” para eles é “transar”, nada mais errado e mais perigoso para o futuro da relação. O sexo não traz conhecimento do outro, pelo contrário, inebria os sentidos e atrapalha o discernimento em relação à pessoa: “eu o(a) amo ou gosto do seu corpo?”
  A decisão de namorar deve ser refletida e ter um momento exato de início; antes disso, admiração e conversas informais, passeios e abertura do coração. Nada de “ficar”! Cristão ou namora ou não namora, não existe “test drive”! Infelizmente, há relacionamentos que já começaram errados e que levam todo o mal inicial para todo o futuro...
  Para saber quem estará ao seu lado por toda a vida, é necessário fazer este “investimento” atual; não se perde tempo, usa-se melhor dele! Conhecer-se a si mesmo, observando as qualidades de um lado, os defeitos de outro e os erros menores que precisam ser corrigidos para uma futura vida a dois, eis o ideal de um namoro sério, sem brincadeiras, sem futilidades e baseado num projeto de vida.

5 comentários:

  1. José Roberto (Beto Gordo)7 de junho de 2011 às 10:01

    Sábias palavras que devem ser refletidas por nossa amada juventude que recebe a todo momento informações distorcidas a respeito de felicidade e relacionamento. O que nos passam nas novelas e seriados, na sua maioria, ferem princípios básicos de relação, tais como o respeito a fidelidade e o fazer o outro feliz. Não podemos ter desânimo ao mostrar aos nossos jovens o que é a verdadeira felicidade que é os ensinamentos do Grande Mestre que devem ser vivenciados em todos os momentos, inclusive na relação entre namorados. não esqueçamos jamais disto.

    ResponderExcluir
  2. Padre , gostei muito desta postagem, divulguei para todos os meus amigos .

    ResponderExcluir
  3. Padrezinho

    O post de hoje está MA-RA-VI-LHO-SO!
    Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. padre,como que posto um comentário com o meu nome , não estou conseguindo.

    obrigado e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo "anônimo", para postar com seu nome de maneira mais fácil e rápida, você deve ter uma conta no google, isto é, ter um "gmail". Outras opções são dadas aqui embaixo, na parte "comentar como:", escolha e manda ver! Obrigado por ler nosso blog e comentá-lo. Abraço e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.