quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Não estou de férias!

  Coisa engraçada quando voltei à Paróquia no fim de semana passado: fui celebrar numa das Capelas e qual na foi minha surpresa quando me disseram ao me ver: “Ué, o senhor não está de férias?” “Não”, respondi eu. “Estou fazendo um Curso em Mariana, Minas. E aí, retrucaram: “Pois é, disseram que o senhor está de férias, viajando por Minas”... Sorri, educadamente, e contei mais uma vez a história. Gente, estou fazendo um Curso intensivo, uma pós-graduação em História da Arte. Não vim a passeio! Engraçado como esses comentários aparecem e depois, se a gente não corta, crescem. Essa “pós” é feita em dois módulos: em Janeiro e em Julho, de segunda a sábado. Espero a compreensão e a ajuda dos meus paroquianos para esta minha formação que dará, certamente, frutos bons à Paróquia e à Arquidiocese.
  Nossas aulas continuam intensas. Nas aulas da manhã avançamos, na História da Arte, para o período maneirista e barroco. Muitos artistas nesta época. Antes dos grandes do barroco, fomos apresentados a três autores renascentistas, mas já ligados a outras tradições. São M. Grünewald, H. Bosch e A. Dürer, os chamados artistas setentrionais.
  Vimos, com detalhes, as características do barroco como “reforma católica”, “absolutismo”, “opulência econômica”, etc. Após as aulas da manhã, intervalo para o almoço. Hoje o retorno foi mais tarde, devido a uma palestra do Dr. Ivo Porto de Menezes, arquiteto e urbanista, professor emérito da Universidade Federal de Minas e Doutor pela Universidade do Brasil. O homem é muito inteligente, mas com posições bem pessoais e, por isso, nem sempre aceitas por todos, inclusive por mim em alguns temas.
  Após a palestra, por volta das 17h, desci para a cidade para fazer um pouco de meditação na bela catedral e concelebrar lá; no caminho, bati boas fotos do centro histórico. A missa foi às 18h30min e acabei presidindo a celebração; foi um grande presente! Após a Santa Missa, atravessei a rua e fui para a Academia Marianense de Letras para a palestra da noite sobre “O rococó religioso em Minas Gerais”, pela Doutora Myriam Oliveira. A palestra foi interessante e bem complementar aos nossos estudos. A aula-palestra terminou às 21h40min. Eu, bem cansado, procurei algo pra comer logo na praça. Voltei a pé para o seminário, tomei um bom banho e fui escrever, com muita dificuldade, para o blog. Sono dos justos por volta da meia noite.
Ao lado da Praça central de Mariana com a São Pedro dos Clérigos ao fundo

Chafariz da Praça central

Fachada da Catedral
Aula da manhã
Palestra da tarde
Interior da Catedral
Aula-palestra da noite

2 comentários:

  1. Deve ser o telefone sem fio, Padre. Mas com toda certeza esse curso só tem a acrescentar na sua caminha. Aproveite intensamente cada dia!!! Depois passe um pouquinho dos conhecimentos adquiridos para gente. rsrs Abraços Andressa

    ResponderExcluir
  2. Padre, que esse curso seja bastante proveitoso
    e que te faça cada vez mais zeloso> Pois para
    apresentar a Deus uma liturgia maravilhosa e
    preciso ter conhecimento de arte!!!!!
    Estude e traga coisas lindas para a nossa Igreja!!!!
    Deus possa derramar todas as graças sobre a sua vida!!!!
    Sandra

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.