sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Semana de estudos quase acabando

  Nas aulas da manhã terminamos o estudo da História da Arte, indo do período barroco ao romântico. O professor apresentou vários artistas renomados de todos esses estilos. Completada mais uma matéria, nosso conhecimento se alarga e se robustece. Amanhã, outras áreas serão desenvolvidas.
  Interessante que quanto mais aprendemos, mais percebemos que ainda há muito por conhecer. Invade-nos uma verdadeira “fome” do saber, ficamos ávidos por tudo o que existe e ainda não sabemos. Temos duas formas de agir diante disso: ou nos resignamos no não-saber e vivemos num mundo mais limitado e previsível, ou nos lançamos à aventura do saber e nos arriscamos a ver e entender o mundo, as coisas e as pessoas de uma maneira totalmente nova e inquietante. O saber transforma tudo.
  Nas aulas da tarde, já na cadeira sobre interiores sagrados, vimos as decorações em barroco e rococó, sobretudo no litoral brasileiro, as diferenças entre ambas e suas especificidades. Muitas fotos de Igrejas cariocas e pernambucanas, mas também alguns exemplos mineiros. As diferenças e detalhes de cada um dos estilos são bem interessantes.
 Após as aulas da tarde, voltei para o seminário para celebrar a Santa Missa sozinho, tomar um banho, jantar, revisar as aulas e escrever para o blog. Estamos quase terminando a semana e os estudos continuam bem puxados. Sábado teremos visita guiada para o estudo de algumas igrejas de Ouro Preto. Espero ser bastante compensador.

Vitral da Capela do Seminário


Vitral da Capela do Seminário

Aula da manhã

Outro momento da aula da manhã

Aula da tarde

Outro momento da aula da tarde

Ábside da Capela do Seminário

Coro da Capela do Seminário

Detalhe do teto da Capela do Seminário

Um comentário:

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.