segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um novo Arcebispo para Niterói

  Depois da palavra do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, de que algumas arquidioceses ganhariam até o final deste ano, novos Prelados e depois do próprio Dom Alano aceitar as várias "festas de despedida" pelos diversos vicariatos, parece que agora é certa a nomeação do novo Arcebispo de Niterói para próximo. Segundo o Código de Direito Canônico, em seu cânon 401, parágrafo 1°, ao Bispo que completar 75 anos de idade é solicitado apresentar a renúncia. Dom Alano Maria já o fez desde o ano passado e, inclusive, já completou 76 anos no dia 7 de Outubro passado. A espera pelo sucessor parece ter acabado.

  Ventila-se, a cada dia mais, de que o sucessor à Cátedra niteroiense sairá em brevíssimo tempo. O nome, claro, deverá ser anunciado apenas pela Santa Sé, a quem compete trazer à tona a nomeação do Santo Padre, e os que já sabem oficialmente da nomeação, estão presos ao "sigilo pontifício" que os obriga a manter silêncio até o anúncio público; há, no entanto, muitas elucubrações acerca dos nomes. Falou-se de Dom Antônio Keller - Bispo de Frederico Westphalen, de Dom Tarcísio Nascentes - Bispo de Divinópolis, de Dom Fernando Guimarães - Bispo de Garanhuns e outros. Mas parece que o novo Arcebispo de Niterói não estará em nenhuma destas "apostas". Segundo o site Oblatvs, a escolha do Santo Padre recaiu sobre o Bispo de Duque de Caxias, Dom José Francisco Rezende Dias.
  Como não sabemos de nada e como ainda não saiu a nomeação, por enquanto são só conjecturas. A princípio, qualquer Bispo no Brasil poderia vir para Niterói. Como as nomeações para o Brasil saem normalmente às quartas-feiras, esperemos as próximas quartas para saber quem ocupará a Sé de Niterói. Por enquanto, o que podemos fazer é, agradecer a Dom Alano seu pastoreio e rezar pelo nosso novo Bispo, mesmo não sabendo quem ele é.

2 comentários:

  1. qual a conjectura para ser o novo bispo de duque de caxias.algum nome ja foi indicado?

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, quisera eu ter uma boa resposta a esta pergunta... Pelas bandas de cá, não ouvimos nada. O que sabemos é que Petrópolis já está na fase das conversações. Existem Bispos auxiliares no Rio que poderiam assumir a ambas as Dioceses, Caxias e Petrópolis, mas às vezes as nomeações vêm de longe...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.