sábado, 29 de outubro de 2011

Soberanos ingleses poderão se casar com católicos


  Os 16 países membros da Commonwealth (Comunidade britânica) aprovaram ontem a mudança das regras históricas de sucessão ao trono da Inglaterra. Agora será permitido que o primeiro filho de William e Catherine se torne monarca independente de seu sexo e que se possa casar com um católico. Este acordo, apoiado por todos os países que têm como chefe de Estado a Rainha Elizabeth II, representa um momento histórico para a monarquia, segundo declarou o primeiro-ministro britânico David Cameron.


  As mudanças devem ser apresentadas e aprovadas oficialmente por cada um dos 16 países e acabará com regras "que não tem mais nenhum sentido", acrescentou Cameron durante uma coletiva de imprensa em Perth (sudoeste da Austrália), onde acontece a 21ª reunião das nações da Commonwealth.
  Elizabeth II foi coroada em Junho de 1953, simplesmente por não ter tido nenhum irmão. "Decidimos também apagar a regra que diz que quem se casar com um católico não pode se tornar monarca", acrescentou David Cameron, evocando uma lei de 1701, feita para barrar a ascensão ao trono dos descendentes do Rei católico James II. Ele foi deposto pela própria filha mais velha, que era protestante, em 1688. Contudo, o rei ou a rainha deve continuar protestante, pois ele ou ela é o chefe da Igreja anglicana, ressaltou o premier. "É injusto que o monarca ou herdeiro do trono não possa se casar com um (a) católico (a) porque ele já pode ser casar com alguém de qualquer outra religião", disse ainda o primeiro-ministro.
  Do ponto de vista social e político é um avanço, para o religioso continua um problema: na Igreja católica, para que um católico que se case com um cristão não-católico – o chamado “casamento de mista religião” – requer-se que a parte católica, se comprometa o mais possível para a educação católica dos filhos deste casamento e mais, que sejam batizados na Igreja católica; tudo isso com o aval e assinatura da parte não-católica! Então, aqui temos um impasse: é possível que o(a) soberano(a) da Inglaterra case-se com um(a) católico(a), mas não lhe será permitido seguir os trâmites canônicos do casamento misto, segundo o Código de Direito canônico. É, no mínimo, curioso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.