quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Encontro Nacional dos Diretores Espirituais da Legião de Maria

Olá, queridos amigos do Blog!
  Estive ausente daqui porque desde a segunda-feira estou no Encontro Nacional de Diretores Espirituais da Legião de Maria, no Atalaia, em Niterói. Como a internet da Casa de Retiros precisa de manutenção, não pude postar nenhuma notícia. Hoje foi o dia de passeio do encontro e, como estou com um forte resfriado, preferi ficar em Niterói para, à tarde me unir de novo ao grupo. Estou de repouso na Paróquia de São Judas e daqui lhe envio notícias.

  Nosso Encontro começou , como disse, na segunda, sob forte chuva em Niterói. Nosso ponto de encontro foi a Catedral de São João Batista, no Centro. Fomos recebidos por legionários das mais diversas partes, principalmente daqueles ligados ao nosso Senatus Rio. Vários sacerdotes de todo o Brasil vieram para o encontro. Apesar de muitos, ainda é um número bem inexpressível, visto a grandeza da Legião de Maria no Brasil. Poucos sacerdotes do Estado do Rio, apenas 6; muitos de Pernambuco e São Paulo.
  Saímos da Catedral para a Casa de Retiros Dom José da Costa Gonçalves - a "Casa do Atalaia". Depois da entrega do kit e da liberação dos quartos, fomos ao jantar. Após o jantar nos dirigimos à sala de palestras para nos apresentarmos. Terminada a apresentação, Pe. Dutra - da nossa Arquidiocese, deu as boas vindas a todos e, em especial, a Dom Edson de Castro Homem, Bispo referência da CNBB para a Legião de Maria e ao Irmão Timóteo, do Concilium de Dublin. Rezamos a téssera e o terço; depois o repouso.
  No dia seguinte: Oração da manhã, café e palestra. Grupos de debates, plenária. Palestra e cafezinho. Grupos de partilha e depois plenária. Orações da téssera e o terço. Almoço e descanso. Prática com Ir. Timóteo e Palestra com Dom Edson. Grupos de partilha e plenária. Missa com Vésperas, jantar e confraternização pelo aniversário sacerdotal de Dom Edson - 34 anos!
  Hoje: Acordamos bem cedo, às 6h; fizemos Oração da Manhã e logo após o café. Os irmãos saíram para o passeio ao Cristo Redentor e ao Forte de Santa Cruz, em Niterói. Retorno para a casa de retiros deve ser por volta das 17h.
  Amanhã termina o encontro. Está sendo um momento precioso para conhecer mais a Legião de Maria e sua importância para a Igreja. Todos percebem o bem que a Legião de Maria pode fazer a uma Paróquia e, claro, a cada pessoa, levando a ela a santidade e o zelo bom pela Igreja e pelo clero. Vejam alguns momentos do encontro:





























2 comentários:

  1. São nestes momentos de Graça que vejo como é bom e gratificante ser legionária. "A Legião de Maria é um milagre dos tempos modernos".

    ResponderExcluir
  2. Que este encontro tenha proporcionado a cada sacerdote o conhecimento do que é verdadeiramente é a Legião de Maria.Se a Legião de Maria não está em sintonia com o sacerdote, fica difícil realizar a essência do seu apostolado nas paróquias. Graças a Deus em nossa paróquia podemos contar com o apoio e dedicação do nosso Diretor Espiritual.
    Salve Maria!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.