quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Papa nomeia novo Núncio Apostólico para os Estados Unidos


  Foi nomeado ontem, para Núncio Apostólico nos Estados Unidos, S.E.R. Dom Carlo Maria Viganò, Arcebispo Titular de Ulpiana. A importante nunciatura dos Estados Unidos estava vacante desde Julho do ano passado, quando morreu o então Núncio Apostólico S.E.R. Dom Pietro Sambi. Segundo alguns, a escolha do Vaticano foi dificílima; por um lado, prelados estadunidenses queriam um Núncio não italiano, talvez alguém fora do eixo das questões vaticanas, por outro, o próprio Vaticano desejaria “olhar de perto” alguns do episcopado americano. Venceu Roma que, não somente pôs na sede da nunciatura um italiano, como também um curialista.

  O novo Núncio dos Estados Unidos foi ordenado sacerdote em 24 de Março de 1968. Recebeu o Doutorado “utroque iure” (em ambos os direitos, canônico e civil). Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1973, e trabalhou na missão diplomática papal  no Iraque e na Grã-Bretanha; depois, de 1978 a 1989, foi designado para a Secretaria de Estado do Vaticano . Em 03 de abril de 1992, foi nomeado pelo Beato João Paulo II, Arcebispo Titular de Ulpiana e Núncio Apostólico na Nigéria. No final de sua missão na Nigéria, ele foi designado, novamente, para funções dentro da Secretaria de Estado do Vaticano , até sua nomeação como secretário-geral do Governatorato, em 16 de julho de 2009, cargo que ocupou com a máxima dedicação e solicitude.
  O Arcebispo Viganò disse que ser Núncio Apostólico nos Estados Unidos é uma “importante, vasta e delicada tarefa”; disse estar grato ao Papa Bento XVI por lhe confiar tal missão e que se sentiu chamado a “renovar sua confiança no Senhor”, que lhe pede para se estabelecer de novo. Ser um Núncio Apostólico, disse ele, é “uma chamada para conhecer este povo, este país e chegar a amá-los; para mim, tomar o lugar de alguém que era tão amado, tão comprometido, torna-se um desafio ainda maior”, disse, referindo-se ao antigo Núncio Dom Pietro Sambi. O papel do Núncio, entre outras tarefas, é representar o Papa num país e trabalhar nas nomeações episcopais para as diversas dioceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.