terça-feira, 20 de setembro de 2011

Diário de Viagem (Dias 18 e 19 de Setembro)

Dia 18 de Setembro
  Mais uma vez acordamos cedo. Saímos do hotel por volta das 7h20 em direção ao pequeno porto de Tiberíades; caminhamos, pois era bem perto do Hotel. Nosso barco já nos esperava. Fomos atravessar o Mar da Galiléia rumo à Cafarnaum.
  No barco, como de costume, fizemos a oração da manhã, mas com aquela visão maravilhosa do mar em que Jesus fez tantos milagres e grandes ensinamentos. Li a passagem da tempestade acalmada e Jesus caminhando sobre as águas. Foi lindo! No meio do lago, o barco parou e fomos convidados pelos que nos conduziam a dançar e cantar uma música muito animada em hebraico. Chegamos à outra margem e conhecemos um kibutz, uma espécie de cooperativa, onde os agricultores e artesãos também moram juntos e dividem todos os lucros.  Depois desta visita, logo fomos para o Monte das Bem Aventuranças, onde Jesus pregou o Sermão da Montanha. Celebramos ao ar livre, vendo a belíssima paisagem que Jesus teve em seus olhos. Nesta Missa, rezamos por Tiana que estava aniversariando. Após a Missa pegamos o nosso ônibus e nos dirigimos a Cafarnaum. Lá visitamos a sinagoga em que Jesus pregava e as ruínas da casa de São Pedro, assim como a Igreja moderna construída sobre estas ruínas. Neste lugar Jesus fez o discurso do pão da vida, pôs Pedro à frente da Igreja e fez muitas curas. Partimos daí e fomos almoçar o chamado “peixe de Pedro”, uma espécie de tilápia assada.
  Após o almoço, deixamos Tiberíades e saímos para o Monte Tabor, lugar da Transfiguração de Jesus. O lugar é lindíssimo e transmite uma paz inigualável, além de muito alto. Não sobem ônibus, mas somente vans. Fizemos lá uma reflexão, sentimos aquele clima espiritual e descemos transfigurados também nós. Retornamos para a última noite em Tiberíades.
Dia 19 de Setembro
  Após o café saímos seguindo o curso do Vale do Rio Jordão. Levamos dessa vez todas as malas, pois subimos para Jerusalém. Dentro de pouco tempo já chegávamos a Yardenit, lugar onde se recorda o Batismo de Jesus. Fomos o primeiro grupo a chegar. Fiz as perguntas das renúncias ao mal e das afirmações à fé e depois derramei água na cabeça de cada um dos peregrinos. Após esse emocionante momento, continuamos nossa viagem rumo a Jerusalém.
  A viagem durou cerca de duas horas e meia. A guia, Janini, repassou a História de Israel desde a Abraão até à criação do Estado de Israel. Foi uma verdadeira aula de História! No caminho vimos as mudanças do clima e da paisagem, que se tornava cada vez mais árida. Entramos no Deserto da Judéia e vimos beduínos – o povo do deserto, camelos e até a agricultura desenvolvida brilhantemente por Israel, graças aos meios de irrigação.
  Ao avistarmos Jerusalém tivemos a sensação de tantos peregrinos de todos os séculos e de todos os lugares! Fomos levados para o lugar mais alto da cidade, onde brindamos com vinho nossa entrada triunfal juntamente com a saudação “La hai!”, que quer dizer, “à vida!” Voltamos ao ônibus para ir à Belém, cidade do nascimento do Senhor. Como é território palestino, tivemos que passar por uma fronteira dentro da própria Jerusalém e nossa guia judia não pôde entrar. Lá nos esperava outro guia local que nos encontrou no local de almoço. Depois no levou à Basílica da Natividade. Primeiro visitamos a “gruta do leite” local em que, segundo a tradição, Nossa Senhora amamentou o Menino Jesus, depois visitamos uma capela de adoração perpétua.
  Às 15h celebramos a Santa Missa na Gruta de São José. Um lugar muito bonito. Cantamos “Noite Feliz” com uma linda imagem do Menino Jesus que, devotamente, osculamos. Saímos da Missa e fomos para a grande fila da visitação da Estrela de Belém, lugar do nascimento do Senhor. Após um grande tempo, entramos na gruta santa. Pude entrar antes que os outros por outra porta e foi maravilhoso me deter um tempo a mais de oração diante deste lugar tão santo. Após a visitação, pudemos ver na saída de Belém o “Campo dos Pastores”, lugar que os pastores estavam ao receber a notícia de que Jesus havia nascido. Saímos da Palestina e entramos novamente em Israel, rumo ao nosso hotel. Foi um dia bem aventurado, lindo e intenso de emoções. Eis algumas fotos destes dias.






















2 comentários:

  1. É uma grande satisfação sentir a alegria de todos vocês através de cada postagem. É bom saber que essa experiência está fazendo vocês crescerem ainda mais na fé! Beijos e abraços saudosos em todos!

    ResponderExcluir
  2. Padre Helcimar,
    Jesus Cristo nosso Salvador,
    é simplesmente tudo em minha vida!!!
    Que peregrinação lindaaaaaa!!!!
    Parabénssssss!!!!!!
    Sandra

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.