Uma leitora de nosso blog nos perguntou acerca do material do qual é confeccionado o escapulário, se somente era possível o de pano e marrom ou se outros materiais, como ouro e prata, eram possíveis. Tradicionalmente o escapulário era apenas feito de pano e da cor marrom, para lembrar o hábito carmelitano; com o passar do tempo, surgiram outros tantos escapulários feitos dos mais diversos materiais: plástico, ferro, ouro, prata, etc.
Apesar da diferença no material, o escapulário é sempre o mesmo: é um sinal de consagração, de amor, de pertença a Deus. Devemos lembrar que objetos abençoados não têm em si algo de divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Seja o seu escapulário de pano, plástico, metal ou qualquer outro tipo de material, o mais importante é saber usá-lo, com devoção e fervor.
O escapulário não é um tipo de amuleto ou patuá, mas sinal de uma vida de conversão permanente e de uma profunda amizade com Jesus, por Maria. Aconselha-se a todos os que trazem o escapulário, que rezem diariamente a oração a Nossa Senhora do Carmo e busquem, por palavras e obras, serem exemplos de cristãos.
Padrezinho,
ResponderExcluira sua bênção!
Tenho passado silenciosa por aqui ultimamente, mas não pense que não tenho visitado este nosso espaço! (Posso dizer nosso espaço né!?)
Fiquei muito feliz quando vi o post de hoje... o blog está dando frutos! \o/
E achei muito legal a sua colocação: simples e objetiva!
Mais uma vez PARABÉNS pelo nosso cantinho!
Bom fim de semana!
Abraços