quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novo Amanhecer do Clero

Monsenhor Virgílio, novo Bispo de Coimbra

Padre Carlos, novo Reitor do Santuário de Fátima

                                                                               











  

  


  

  As nomeações de bispos, reitores e outros eclesiásticos ultimamente nos chamam a atenção: cada vez mais as dioceses e a própria Santa Sé tem nomeado pessoas abaixo dos 50 anos de idade para estarem à frente de campos pastorais bem diversos, importantes e exigentes. Percebe-se no “novo clero” uma fidelidade ao Magistério da Igreja, assim como um zelo e conhecimento da Tradição, fazendo com que esses homens estejam abertos para o futuro – intelectualmente preparados – e levando consigo todo o depósito de costumes bons e ortodoxos da Igreja bimilenar.

  Exemplos recentes se deram em Portugal, quando o Pe. Virgílio do Nascimento Antunes, até então Reitor do Santuário de Fátima foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI para a importante Sé de Coimbra. Monsenhor Virgílio tem apenas 49 anos! Outro exemplo importante se deu na escolha de seu sucessor na reitoria de Fátima, o Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, de apenas 40 anos.
  Desperta nossa atenção o nível de formação desses sacerdotes e a sua dedicação aos mais diversos trabalhos pastorais, vide o currículo do Pe. Carlos: Presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, Doutor em Liturgia, Assessor do Secretariado Nacional de Liturgia, Capelão e Diretor do Serviço de Pastoral litúrgica do Santuário, Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia, membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Pastoral diocesano, Vice Diretor do Serviço Nacional de Acólitos e ainda Mestre de Cerimônias da Diocese. Exerce também atividade acadêmica, sendo Professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.
  Oremos por essa “nova leva”, por esses novos trabalhadores da Vinha do Senhor, para que cheios de Sabedoria e ardentes de amor por Deus, possam servir com humildade e alegria ao Evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.