segunda-feira, 2 de maio de 2011

Homilia do Domingo da Divina Misericórdia

 
 
“Estando fechadas as portas...”

  O primeiro encontro com o Senhor ressuscitado se faz em meio a uma atmosfera de medo, tristeza e desilusão. Não somente as portas do lugar onde os Apóstolos se encontravam estavam fechadas, mas sobretudo seus corações e suas mentes não se tinham abertos para a esperança. Sabendo desta necessidade dos Discípulos e da amargura de suas almas, o Ressuscitado lhes dá aquilo que mais precisavam: o dom da paz! O Senhor sonda o coração do homem e só Ele pode reconhecer as reais necessidades do ser humano.
  “A paz esteja convosco!” diz o Senhor a eles, mas também a nós: diante das crises internas do nosso ser, diante do abatimento da alma, ante as lutas diárias que cada um de nós trava no campo do mundo, como não ver aí a necessidade da paz de Deus? O Senhor nos chama à paz, nos dá a paz e nos capacita para a paz. Mas como será isso? Como posso ter a paz e dar a paz? A resposta está na boca da Comunidade dos Apóstolos reunida: “Vimos o Senhor!” Só na presença de Deus, só quando Ele estiver em nosso meio, é que a paz pode, de fato, encontrar morada em nós, apesar das barreiras humanas, apesar de algumas portas continuarem fechadas.
  São João nos recorda que esta visita do Cristo se dá no “oitavo dia”. Este dia é o Domingo, o Dia do Senhor. O Domingo é o primeiro e o oitavo dia: “primeiro” como referência à nova criação do mundo instaurada pelo Cristo; Ele é o Novo Adão, Obediente que foi até à Cruz, Homem Novo – não ferido pelo pecado, que renova todas as coisas e o Domingo também é o “oitavo dia”, lembrando-nos a “parusia”, dia glorioso em que o Senhor virá para coroar a obra de Redenção com seu juízo, justo e santo. Os cristãos, ao se reunirem no Domingo, lembram sua origem e seu fim; nascem do lado aberto de Jesus e devem sempre voltarem a esta fonte que jorra para a vida eterna! Celebrar o Domingo numa igreja, é correr livremente e exultante para o encontro com o Ressuscitado.
  O Senhor não deseja que os seus se petrifiquem no medo, nem que Tomé continue retido em suas dúvidas. Então o Senhor volta àquele lugar. A Tomé, passado na História como o “Discípulo incrédulo” (mas na verdade ele levava consigo a inquietação de todos nós), Jesus apresenta suas chagas. As marcas de seu amor continuam lá; “O amor é mais forte que a morte”, já disse o Cântico dos Cânticos. Nem a morte, nem o tempo, nem a dúvida, nem o medo, nem a traição, nada pôde apagar as marcas de sua paixão pelo homem! O verdadeiro amor é assim, deixa marcas indeléveis, nada o dissipa, nada o perturba; quem diz que deixou de amar, é porque nunca amou.
  O texto de São João faz questão de acentuar por duas vezes, que o lugar em que os Apóstolos se encontravam estava fechado. No entanto, para o Cristo não há portas fechadas; Ele pode entrar em qualquer lugar, em qualquer realidade. Como não ver aqui o que o Senhor faz também conosco? Não há um lugar sequer em nossa vida que o Cristo não possa entrar e deixar aí um bocado de sua paz... Em sua presença não subsistem dúvidas: Ele se apresenta como a Verdade que dá sentido, como o caminho seguro a seguir e, finalmente, como a vida que é nova e feliz.
  A profissão de Tomé rompeu os tempos. A expressão “meu Senhor e meu Deus”, que tantas vezes dizemos diante do Santíssimo Sacramento, é uma das formas mais belas de louvar o nosso Deus; reconhecê-Lo como “Senhor”, é dizer-se “servo” e adorá-Lo como “Deus” é dizer “não” à idolatria e amar Àquele que primeiro nos amou... “Meu Senhor e meu Deus”, devemos dizer sempre! Ao contemplar o amor sem medidas de Deus, digamos: “Meu Senhor e meu Deus!” Ao sentir sua misericórdia sem limites, digamos: “Meu Senhor e meu Deus!”
  O Papa João Paulo II, agora Beato, nos deixou este Segundo Domingo de Páscoa como o Domingo da Misericórdia. O que é misericórdia? É inclinar-se para o outro com amor de benevolência, aproximar-se do pecador, sem se deter em sua miséria. Deus, só Ele é assim por excelência! Mas devemos imitá-Lo! Tantas vezes ouvimos mais palavras de revolta, de violência e de julgamento e menos, palavras de bondade, de perdão e de acolhimento... Infelizmente, ainda estamos muito longe de exercer a misericórdia como Deus quer...
  Hoje nossos olhares se voltaram para o Vaticano. Lá, o Santo Padre, o Papa Bento XVI beatificou o seu predecessor, o Papa João Paulo II. O novo Beato foi exemplo de Pastor zeloso da Igreja, amante ardoroso de Jesus Cristo e fiel devoto de Nossa Senhora. Só estes exemplos já nos fariam admirar bastante este homem santo; mais ainda, o Beato João Paulo II foi modelo para todos nós de entrega total ao Senhor. Quando teve forças e quando não as teve, confiou-se sempre às Mãos de Deus, sob o olhar de Maria. À medida em que suas forças exteriores diminuíam, seu vigor interior se agigantava. O convite do Beato foi sempre “abrir as portas para Cristo”. Hoje, mesmo tentados a permanecer de portas cerradas para Deus, como ouvimos no Evangelho, ouçamos o apelo do Beato João Paulo II: “Não tenhais medo! Abri as portas, melhor, escancarai as portas a Cristo!”
  Neste Domingo da Misericórdia, abramos nosso coração de par em par! Deixemos que Ele se aproxime de nós, aprendamos do seu amor e nos enchamos de sua paz. Que o novo Beato da Igreja, João Paulo II, interceda por nós neste dia. Amém!
  

Um comentário:

  1. parabens pelo blog,ta de mais só gostaria de mais fotos !!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.