terça-feira, 3 de maio de 2011

A Igreja, vivificada pelo Espírito, é o Corpo de Cristo

  Um dia um homem de bom coração, mas que não tinha fé, mostrou ao seu amigo cristão um mapa do mundo e disse: “Olhe, de norte a sul, de leste a oeste”. O amigo perguntou: “Que é?” Sua resposta foi direta e seca: “O fracasso de Cristo! Tantos séculos procurando pôr sua doutrina no meio dos homens e veja o resultado!”

  Num primeiro momento, o amigo sentiu tristeza: “É uma grande dor”, disse ele, “considerar que muitos ainda não conhecem o Senhor e outros vivem como se não o conhecessem”. Mas a sensação de tristeza durou apenas um instante, para dar lugar ao amor e ao agradecimento. Disse ele: “Jesus quer que cada homem coopere livremente na sua obra redentora. Ele não fracassou: sua doutrina e sua vida estão fecundando continuamente o mundo. Deus não quer escravos, mas sim filhos e respeita nossa liberdade. A salvação continua em nós quando participamos da vontade de Cristo que, segundo as fortes palavras de São Paulo é ‘cumprir em nossa carne, em nossa vida, aquilo que falta em sua Paixão’, pelo seu corpo que é a Igreja”. 

  Queridos, esta pequena estória nos diz que vale a pena dar-se, entregar-se por inteiro, para corresponder ao amor e à confiança que Deus deposita em nós. Vale a pena, mesmo diante de tudo e até do aparente fracasso, decidir-se pela fé cristã. O ateísmo prático ou teórico, não pode ser uma pedra de tropeço em nossa evangelização; a vontade de manifestar a Cristo tem que ser maior do que o desânimo que possamos sentir! Não é porque as coisas pareçam difíceis que se devem transformar em impossíveis... 

  Ao recitar o credo, professamos crer em Deus Pai, todo poderoso... Confessamos também que a Igreja una, santa, católica e apostólica é o Corpo de Cristo animado pelo Espírito Santo. Nossa fé precisa de fervor, não se pode dizer que se crê, quando na verdade não fazemos absolutamente nada por esta fé... Será que nos alegramos pela redenção trazida pela Igreja? Vemos a ação do Espírito nela? Damos à Igreja nosso coração e alma? Parece que principalmente hoje, Deus Espírito Santo precisa ser despertado no coração dos membros da Igreja...                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.