sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Padre Marcos André Rocha Gameiro é o novo Ecônomo da Arquidiocese de Niterói



Na ultima sexta-feira (24), Dom José Francisco Rezende Dias apresentou o sacerdote para atuar à frente da função. O Diácono Arlei, que ocupava o cargo principal, agora ocupará a função de vice, junto ao novo responsável.

De acordo com Código de Direito Canônico compete ao Ecônomo as seguintes atribuições verificadas no número 494: § 1. O ecônomo é constituído para administrar os bens da Diocese: § 2. O ecônomo seja nomeado por um quinquênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros quinquênios [...]; § 3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e com as receitas da diocese fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados; § 4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.

Padre Marcos André é graduado em Filosofia e Teologia na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e já conta com algumas experiências junto a Arquidiocese quando em 2008 foi secretário do antigo arcebispo Dom Alano Maria Pena, vice-chanceler, chanceler, vigário paroquial da Paróquia São Judas Tadeu em Icaraí. Depois foi transferido para Rio Bonito e eleito Pároco da Igreja São João Batista – Praça Cruzeiro – Rio Bonito, Juiz instrutor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Niterói e por ultimo, Vigário Episcopal para o Vicariato Rural. Aos 32 anos de idade o sacerdote fala sobre sua expectativa: “Atuar na Igreja é algo muito importante. Poder ajudar com o serviço que prestamos faz parte da vocação que recebemos de Deus. O novo trabalho de Ecônomo é muito exigente e desejo poder corresponder aprendendo e me comprometendo cada vez mais com ele”, afirmou Pe. Marcos.

Esta foi mais uma mudança feita pelo novo arcebispo ainda no ano de 2012, Dom José afirmou que algumas mudanças irão acontecendo aos poucos, segundo as necessidades apresentadas. O arcebispo realizou antes neste mesmo ano outras mudanças na Cúria Arquidiocesana, como a escolha do Pe. Carmine Pascale como Vigário Geral, do Pe. Demétrio Gomes como Chanceler e do Pe. Helcimar Sardinha como coordenador da Pastoral Presbiteral.

Fonte: Arquidiocese de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.