domingo, 26 de agosto de 2012

Celebrações dos 475 anos da primeira Diocese da América Latina



Santo Padre Bento XVI nomeou o Cardeal Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito, seu enviado especial às celebrações pelo 475° aniversário da Primeira Diocese do Peru e da América do Sul, a atual arquidiocese de Cuzco, que se realizarão entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012.

Comemorando os 475 anos de criação canônica da Diocese de Cusco propomo-nos – afirma uma nota no site da Arquidiocese - viver e celebrar diferentes acontecimentos jubilares no caminho da renovação missionária. Sua Santidade Paulo III, a 13 de janeiro de 1536, com a Bula “Illius fulti praesidio” criou a Diocese de Cusco e sua Catedral, sufragânea de Sevilha.
O mesmo Papa, em de 18 de janeiro de 1537, nomeia o primeiro Bispo de Cusco: Frei Vicente de Valverde, O.P. Com este fato nasce a Diocese de Cusco, sendo seus limites desde Santa Fé (atual Colômbia) até o Chile. Este ano de graça celebraremos em Cristo que é o Senhor do tempo, seu princípio, seu centro e cumprimento.

O jubileu é uma grande responsabilidade para continuar com a renovação missionária no horizonte de Aparecida. As mudanças sociais que vivemos pedem repensar, relançar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho (Cf. Aparecida n° 11). Este impulso missionário é a expressão da vida trinitária e sinal de um novo Pentecostes (Cf. Aparecida n° 347 e 548), que segue um processo de renovação “para nos converter numa Igreja cheia de ímpeto e audácia evangelizadora… Não devemos dar nada como já garantido e desconhecido. Todos os batizados somos chamados a “recomeçar de Cristo” (Aparecida n° 549).

A renovação jubilar é eminentemente missionária para revitalizar o fervor cristão, recomeçar de Cristo e revitalizar o compromisso missionário e a conversão pastoral. O jubileu é um momento providencial para continuar com a renovação missionária e assumir nossa responsabilidade no interior e exterior da nossa comunidade local. Neste sentido afirma Dom Juan Antonio Ugarte Pérez “temos que lembrar que seremos a primeira Arquidiocese do Peru que celebrará os 475 anos, assim que é importante dar incentivo e exemplo aos que virá com os demais jubileus”. O atual arcebispo de Cusco é dom Juan Antonio Ugarte Pérez (desde 29 de novembro de 2003).

Fonte: Radio Vaticana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.