sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Arcebispo de Niterói emite carta sobre a JMJRio2013





O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, divulgou carta informativa sobre procedimentos a serem tomados quanto a JMJRio2013 em todo território arquidiocesano. A informação já foi enviada a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas e aos fieis. Fique por dentro dos critérios apresentados e divulgue:


"Niterói, 24 de agosto de 2012

Aos presbíteros, diáconos, irmãos e irmãs consagrados e demais fiéis de nossa Arquidiocese, Paz e alegria no Senhor!

Como todos sabem, vivemos agora um momento muito especial em nossa Igreja no Brasil! Estamos a menos de um ano da Jornada Mundial da Juventude, e nós, em estreita comunhão com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, somos – Igreja de Niterói, subsede da Jornada – corresponsáveis por sua organização.

A nossa responsabilidade não é pequena, e por isso temos que estar bem preparados. E nada será possível sem a escuta do Espírito, sem oração, sem união, trabalho e obediência. Precisamos cada vez mais estreitar os nossos laços – clero, consagrados, fiéis em geral!

É nesta certeza que deixo a vocês agora algumas orientações, que desejo não sejam vistas em tom de meras determinações, mas assumidas como necessidade clara, consequência lógica da missão que recebemos. Assim, solicito:

1. Que o próximo ano se volte especialmente para a Jornada, e por isto, até o período imediatamente posterior à mesma (a saber, após o Carnaval até a primeira quinzena do mês de setembro) peço que não tenhamos outros eventos voltados para juventude, seja em nível paroquial, seja vicarial ou mesmo arquidiocesano, multiplicando trabalhos e desviando a atenção deste serviço fundamental a que fomos chamados agora. Tudo em torno da juventude deverá se voltar para a preparação da Jornada, e assim ficam suspensos encontros e retiros, EAC, EJC, COR, Cursilhos, etc.

2. Estas observações valem igualmente para os diversos movimentos e associações que trabalhem com a juventude em nossa Arquidiocese, bem como para as novas comunidades que aqui estão inseridas.

3. Ressalto ainda que qualquer projeto (ex.: show) voltado para a Juventude, deverá antes ser encaminhado ao Setor Juventude da Arquidiocese, que se encarregará de levar ao Vigário Episcopal respectivo, a fim de que seja devidamente avaliado e, se for o caso, autorizado. Apenas a partir desse momento poderá ser inserido no calendário local ou arquidiocesano e consequentemente iniciado.

4. Observo igualmente que shows ou quaisquer eventos que suponham a venda de ingressos não poderão prever Adoração ao Santíssimo Sacramento ou a celebração da Santa Missa.

5. Por fim, solicito particularmente aos senhores sacerdotes que reduzam ao máximo, ao longo da última quinzena de julho de 2013, as atividades paroquiais, mantendo as suas agendas pessoais e paroquiais livres e disponíveis para as várias atividades ligadas à JMJ 2013. Lembro ainda que durante todo esse mês fica negado qualquer agendamento a título de férias ou outras eventuais saídas de nossa Arquidiocese.

Desde já agradeço o empenho, a disponibilidade e a compreensão de todos. E me coloco ao lado de cada um, em espírito de fraternidade, comunhão, oração.

Que Deus os abençoe,"

D. José Francisco Rezende Dias

Arcebispo Metropolitano de Niterói

Fonte: Arquidiocese de NIterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.