segunda-feira, 16 de abril de 2012

85º aniversário de Bento XVI


Hoje, o papa Bento XVI está celebrando seu aniversário natalício de 85 anos. Joseph Ratzinger nasceu e foi batizado no dia 16 de Abril de 1927, Sábado Santo, na cidade de Marktl am Inn (Diocese de Passau) na Alemanha. Ele passou sua juventude na cidade de Traunstein, um pequeno vilarejo próximo a fronteira da Alemanha com a Áustria. Joseph recebeu seus primeiros ensinamentos religiosos de seus pais ainda criança. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele vê o pároco de sua paróquia ser espancado pelos nazistas antes da celebração da missa dominical e a partir desse momento conturbado da história ele percebe a beleza e a verdade da fé em Cristo. 

Joseph Ratzinger e sua família
Ele foi ordenado sacerdote no dia 29 de Junho de 1951 e um ano após começa a lecionar no seminário em que se formara. Por causa de seu grande conhecimento em Teologia e Liturgia, ele se torna conselheiro do Cardeal Joseph Frings, e este o leva como especialista para participar do Concílio Vaticano II. Em março de 1977 o papa Paulo VI nomeia Ratzinger como arcebispo de Munique e Freising. É feito cardeal no consistório do mesmo ano, com o título de "Santa Maria Consolatrice al Tiburtino". Ele assume inúmeros cargos de direção da Igreja, e em 2002, o papa João Paulo II, aprova a eleição, do então cardeal Joseph Ratzinger, como Decano do Colégio de Cardeais, o maior cargo dentre os cardeais. No conclave de 2005, após a morte de João Paulo II, ele é eleito papa e assume o nome de Bento XVI. Nesta semana ele celebra além do seu aniversário natalício, seu 6º aniversário de eleição como líder supremo da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.