quinta-feira, 19 de abril de 2012

Misericórdia e Perdão



Domingo da misericórdia! As leituras deste segundo domingo da Páscoa giraram em torno desse tema, começando com a oração de abertura repetida no Salmo, e culminando na passagem do Evangelho em que Jesus apareceu aos discípulos no Cenáculo, mostrou-lhes as mãos e seu lado traspassado.



Sabemos que o fundamento teológico da devoção ao Coração de Jesus é o Seu Coração traspassado pela lança, do qual brotaram sangue e água; o sangue que regenera a vida da graça, e a água que nos purifica de nossos pecados. Quando contemplamos a imagem de Jesus misericordioso, vemos que Ele se mostra precisamente com o Coração traspassado, do qual surgem dois raios: um vermelho, que simboliza o sangue derramado, e o outro branco, que simboliza a água que nos purifica no nosso Batismo. Este quadro é relativo à Festa da Divina Misericórdia, celebrada no segundo domingo de Páscoa. Os escritos dos Santos Padres comparam esses sinais ao nascimento da Igreja do lado aberto de Cristo. 


A festa da Divina Misericórdia foi instituída pelo Papa Beato João Paulo II em abril de 2000. E em 29 de junho de 2002, com um novo decreto, acrescenta a esta festa uma indulgência plenária. Assim, o já chamado “domingo in Albis” (em branco, recordado pelas vestes dos que haviam sido batizados na noite de Páscoa) tornou-se o Domingo da Divina Misericórdia.


 + Dom Orani João Tempesta, O. Cist.   
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro


        No dia 15/04, 1º Domingo após a Páscoa, a partir das 15 horas deu-se início em nossa Comunidade a Festa da Divina Misericórdia, com o Terço da Misericórdia, seguindo com adoração ao Santíssimo, realizado no Salão Paroquial e logo após, Missa Campal presidida pelo Padre Sergio Luis e auxiliado pelo Diácono José Carlos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.