quinta-feira, 8 de março de 2012

Alguns apoftegmas para a Quaresma

Dizia um ancião: «Se o teu pensamento mora em Deus, a força de Deus mora em ti».
...

Se fazes o teu trabalho manual na tua cela e chega a hora da oração, não digas: «Acabarei primeiro de fazer os meus ramalhetes e o meu pequeno cesto e depois irei rezar», mas deves erguer-te imediatamente e prestar a Deus o dever da oração; se o não fizeres, pouco a pouco adquirirás o hábito de descurares o ofício divino e a oração e a tua alma ficará deserta de obras espirituais e corporais. Porque é logo de madrugada que deves demonstrar a tua vontade.
...

Disse o abade Pastor: O princípio de todos os males é a desatenção».

...

Ao ergueres-te após o sono, antes de tudo e em primeiro lugar, que a tua boca dê glória a Deus, entre cânticos e salmos. Porque a primeira preocupação que ocupar o teu espírito a partir da alba irá continuar a moer dentro dele como uma mó para o resto do dia, seja trigo ou seja joio. Por isso sê sempre o primeiro a lançar o trigo, antes que o teu inimigo lance o joio.
...
Perguntou um irmão a um ancião: «Que devo fazer, já que a vaidade não para de me importunar?». E o ancião respondeu-lhe: «Tens razão, porque foste tu quem fez o céu e a terra». O irmão, sentindo-se arrependido, disse: «Perdoa-me, eu não fiz coisa nenhuma».
...
Disse um ancião: «Sem dominar os lábios é impossível ao homem progredir numa só virtude que seja; porque a primeira das virtudes é saber dominar os lábios».
...
Disse o abade Pastor: «Prosternai-vos perante Deus, não vos deis importância e mandai embora a própria vontade: estes são os meios com que a alma pode trabalhar».
...
Perguntaram ao abade Elias: «De que modo poderemos salvar-nos nestes tempos?». E ele respondeu: «Salvar-nos-emos se não tivermos estima por nós próprios».
...
O abade Ammon interrogou o abade Pastor sobre os pensamentos impuros e os vãos desejos do coração humano. E o abade respondeu: «Pode um machado vangloriar-se de conseguir fazer alguma coisa se não houver aquele que o utiliza para cortar ou rachar? Também tu não deves cultivar tais pensamentos e eles não terão qualquer influência em ti!».
...
Um irmão interrogou um ancião e disse-lhe: «Que queres que faça a estes maus pensamentos que me invadem o coração?». E o ancião respondeu-lhe: «Pensa nas vestes que colocas em cima dum banco e ali permanecem esquecidas, sem que ninguém lhes pegue ou as retire de lá: acabarão esquecidas e não mais terão utilidade para ninguém. Mas se tu tratares delas e as vestires constantemente, as mesmas durarão e não se estragarão. Assim acontece com os maus pensamentos, se lhes falares e neles te comprazeres, eles estenderão cada vez mais as suas raízes no teu coração, crescerão e nunca mais te largarão. Mas se, pelo contrário, não falares com eles e, ainda que eles te comprazam, lhes tiveres ódio, eles acabarão por definhar e sairão do teu coração».

Um comentário:

  1. Eitaa: um tapa na cara esse apoftegma:

    "Perguntou um irmão a um ancião: «Que devo fazer, já que a vaidade não para de me importunar?». E o ancião respondeu-lhe: «Tens razão, porque foste tu quem fez o céu e a terra». O irmão, sentindo-se arrependido, disse: «Perdoa-me, eu não fiz coisa nenhuma»."

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.