segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Missa de posse de Dom José Francisco

  Ontem tivemos a Missa de posse do nosso novo arcebispo, Dom José Francisco. O ginásio Caio Martins estava completamente repleto, com representantes de todas as paróquias, movimentos e espiritualidades. Muitíssimos sacerdotes de dentro e fora da Arquidiocese (mais de 200), também muitos Bispos (mais de 15), diáconos e demais ministros. Foi uma grande festa para todos nós.
  Antes da celebração, houve uma recepção do povo ao novo arcebispo que, no meio do ginásio dirigiu algumas palavras a todos e logo após, saiu a abençoar. As arquibancadas estavam cada vez mais lotadas e, segundo expectativas, cerca de 7 mil pessoas se encontravam dentro do local. Ao final da Missa, Dom José Francisco anunciou que infelizmente umas 3 mil pessoas não puderam entrar no ginásio.
  O coral arquidiocesano intercalou obras de Perosi, gregoriano e populares. Cantou bem, sendo até aplaudido por muitos (coisa que não deveria acontecer dentro da liturgia, mas tudo bem, foi a maneira de dizer que estava "lindo"). O tecladista esteve atento às entradas e acompanhou com destreza ao coral. Parabéns ao maestro e aos coralistas!
  O colorido da arquibancada era lindo; as pessoas estavam muito felizes em receber seu novo arcebispo. A cerimônia se iniciou com a saudação de Dom Alano a todos os presentes, aos Bispos e  aos sacerdotes. Logo após, a leitura da Bula Papal de eleição de Dom José Francisco para Niterói e a apresentação da mesma ao Colégio de Consultores. Seguiu-se a passagem do báculo de Dom Alano a Dom José Francisco. Novamente Dom Alano tomou a palavra e saudou de maneira especial a Dom José. Depois foi a vez de Pe. Carmine, representando o clero de Niterói; a Sra. Rosa representando o laicato e, por último, um padre da diocese de Duque de Caxias falando de Dom José Francisco.
  A celebração continuou normalmente, com a participação vibrante de todos. Na homilia, Dom José francisco falou um pouco de si, apresentando-se como "um irmão maior", "o filho do padeiro" (o Sr Higino, que estava presente), "vindo de uma família simples que vive do suor de seu trabalho". Depois, nosso Bispo teceu comentários exegéticos sobre o Evangelho do dia e ainda falou de sua disponibilidade para o serviço e do trabalho que deseja desenvolver conosco. A Missa seguiu normalmente, com muita unção.














3 comentários:

  1. Obrigada por tudo.
    Obrigada pelas palavras. Obrigada pela sua sempre atenção. Obrigada padre amigo.
    O Coral Arquidiocesano agradece.
    Eu? Lin-da.
    beijos estalados
    DORA.

    ResponderExcluir
  2. Éééé... Eu bem que conhecia: "Sanctus" e o "Agnus Dei". Foi lindoo, mesmo, apesar de ouvir com dificuldade, pq estava atrás do altar (atrás da caixa de som)

    Mas o senhor nem viu e fotografou os jovens com letras na arquibancada, formando a frase:

    "BEM VINDO DOM JOSÉ!"

    E do outro lado: "GRATIDÃO DOM ALANO"

    =)

    ResponderExcluir
  3. Belíssima festa, belíssima cobertura de todos os blogs e mídia presente. Deus abençoe nosso novo Arcebispo, Deus abençoe nossa Arquidiocese de Niterói. Nossa Senhora Auxiliadora e São João Batista nos acompanhem sempre.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.