terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Amanhã iniciaremos o Tempo da Quaresma

  Iniciamos com a Quarta-feira de Cinzas o Tempo da Quaresma. Todos os anos, de modo simbólico, mas concreto, a Igreja é convidada a entrar no deserto com Cristo; todos os católicos são chamados a fazer uma "peregrinação interior até Aquele que é a fonte da misericórdia" (Bento XVI). Tal viagem não se empreende se não for o próprio Senhor a nos guiar.

  O deserto tem, na concepção cristã, sempre um duplo significado: é o lugar do encontro com Deus, mas também é o lugar da provação. Para ver a Deus, é necessário purificar os sentidos, as emoções, as mentes... A quaresma quer ser este tempo de purificação do olhar e do coração; uma preparação espiritual e moral, de todos os fiéis católicos, para encontrarem, com Cristo, as alegrias da Páscoa.
  A quaresma é um período de cerca de 40 dias que antecede a Páscoa e que se caracteriza por ser um grande "retiro espiritual" de toda a Igreja. Neste período, a Igreja aconselha seus fiéis a procurarem exercer, com mais evidência, as práticas penitenciais. Penitência é qualquer ação que faça com que o pecador mude seus atos internos e externos, e o faça distinguir-se no mundo como "luz", "sal" e "fermento". Segundo a Sagrada Escritura e os mais diversos autores cristãos, as três formas de penitência principais são o jejum, a oração e a esmola. A primeira toca o nosso ser; a segunda o ser de Deus e a terceira, o do próximo. As esferas EU, DEUS e o OUTRO são trabalhadas afim de que sejamos melhores.
  A Quarta-feira de Cinzas é um dos dias penitenciais do ano. Além dela, todas as sextas-ferias do ano e, claro, de maneira mais solene, a Sexta-feira Santa. Tanto na Quarta de Cinzas, quanto na Sexta da Paixão, todos os fiéis católicos estão obrigados ao jejum e à abstinência de carne. Segundo o Código de Direito Canônico, o jejum dos 18 anos até o 59, inclusive; já a abstinência de carne, dos 14 anos até o fim da vida. Normalmente, no jejum se faz apenas uma refeição principal e outras duas leves, sem excessos. Já a abstinência é feita de carnes vermelhas e brancas, excetuando o peixe.

Um comentário:

  1. estou sentindo tanta falta de ver as postagens dos eventos da paróquia no blog, só o mes passado aconteceu uns 4 eventos e fotos pra acompanharmos nada poxa gente vamos atualizar o nosso blog. estou
    esperando um abraço a todos responçaveis pelo blog .....

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.