sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quinta, quase voltando pro Rio

  Mais um dia muito produtivo no Curso de História da Arte Sacra. Passados os mesmos rituais da manhã: acordar às 6h30min, tomar café às 7h, seguir pra Capela do Seminário rezar as Laudes e subir o alto morro que vai dar na São Pedro dos Clérigos, cheguei à Faculdade de Mariana. Pontualmente o professor iniciou sua aula às 8h. Hoje foi o último dia da aula de História de Arte antiga até medieval cristã. 
  Depois de muitos conceitos sobre o gótico e depois sobre o gótico internacional, o professor terminou sua contribuição comentando a obra "Jardim das delícias", de Bosch, um gótico tardio. A obra é impressionante e exageradamente simbólica. A gente fica tonto diante de tantos conceitos, imagens e histórias. Fim das aulas às 12h40.
  Almoço, breve intervalo e retorno. Reiniciamos um pouquinho mais tarde, às 14h15. Mais conceitos, agora sobre formas, estilos, cores, texturas, volumes, espaços... Um "carrefour de idéias", como diria Dom Alano! Começamos a estudar os elementos constitutivos de uma obra, seja pintura, escultura ou arquitetura. Cada uma dessas artes é um mundo. Depois dessa aula, dá vontade de sair por aí implorando às autoridades civis, aos padres e bispos que, por favor, preservem e promovam o tesouro da arte sacra! E aos que não são católicos? Por favor, saibam que a imaginária sacra é um bem cultural, humanístico, tradição e história de um povo; acabar, destruir, desprezar tais obras, além de grave erro, é uma total falta de compreensão da própria cultura e ignorância intelectual.
Aula pela manhã

Outro momento da manhã

O gótico italiano totalmente particular

Aula da tarde
Aula da tarde: claro-escuro do barroco

Três fases da escultura de Aleijadinho

2 comentários:

  1. Caro Padre Helcimar Sardinha da Silva,
    Muito bom seu blog! grande abraço,
    Rodolfo Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido Rodolfo Cristiano, obrigado pelo acesso ao nosso blog. Sinta-se sempre bem convidado a nos visitar. Um abraço, Deus abençoe seu trabalho e até. Noutro momento, vamos conversar mais sobre arte sacra. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.