sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ONU condena massacre de católicos na Nigéria

  A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos afirmou hoje que o grupo islamita Boko Haram na Nigéria pode ser culpado de “crimes contra a humanidade” por causa de ataques “com base na religião ou na etnia”. 
  “Se a justiça considerar que cometeram ataques sistemáticos e generalizados contra a população civil, os membros da Boko Haram e de outros grupos e entidades podem ser declarados culpados de crimes contra a humanidade”, assinala Navi Pillay, em comunicado.
  “Os atos deliberados que conduzem à ‘limpeza’ da população com base na religião ou na etnia seriam também equivalentes a crimes contra a humanidade”, acrescenta.
  A responsável da ONU apela aos líderes religiosos e políticos da Nigéria a “juntar forças para condenar de maneira inequívoca toda a violência, incluindo as represálias”, num esforço concertado para travar uma “espiral sectária”. Pillay pede ainda que sejam detidos “todos os envolvidos nas chacinas e noutros atos de violência”.
  Uma série de atentados no último dia de Natal provocou pelo menos 49 mortes e, desde então, outros sete ataques contra cristãos, a maioria dos quais reivindicados pela Boko Haram, deixaram 88 mortos. “Não pode haver impunidade para quaisquer atos de violência”, refere a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.