sábado, 21 de janeiro de 2012

Homilia do 3° Domingo do Tempo Comum

   A liturgia deste Domingo nos fala de conversão e seguimento. De fato, para seguir a Jesus, é necessário lançar-se fortemente na via da “conversio ad Deum”, da conversão para Deus. As leituras que acabamos de ouvir nos falam de conversão, tanto Jonas (na primeira leitura), quanto Paulo (na segunda) e o próprio Jesus (no Evangelho), nos exortam sobre isso. Mas o que vem a ser “conversão”? Por que é um passo primário para seguir o Mestre? É o que veremos nesta meditação.


  No Evangelho, ao se referir à conversão, Jesus sempre empreenderá um tom escatológico, isto é, tendo a ver com o fim dos tempos. A conversão deve acontecer porque o tempo hábil que temos para nos voltar a Deus está abreviado. Assim, conversão indica “pressa”, “corrida”, “prontidão”. Conversão é deixar para trás tudo o que é efêmero, tudo o que é pesado, oneroso, tudo o que nos desvia do olhar de Cristo, para nos voltar para ele e junto d’Ele.
  A conversão exige de nós deixar certas coisas e repensar outras: para Jonas, deixar as práticas más, para Paulo repensar até os laços familiares e para Jesus, deixar até coisas lícitas (barcos e redes do trabalho) para O seguir. Por isso “conversão” e “seguimento” estão intimamente ligados: ao nos voltarmos para Deus, tudo o que é humano e transitório perde seu valor total, para ter apenas um valor relativo. Daí, seguir o Senhor fica bem mais fácil, quando se está leve e livre para fazer o mesmo caminho que Ele. Ao contrário, quando estamos pesados e presos, seguir a Cristo não apenas fica muito difícil, mas por vezes, quase impossível.
  “Jesus disse: ‘Segui-me e Eu farei de vós pescadores de homens’. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus”. O que falta para nos convertemos? O que atrapalha hoje a minha visão de Deus? O que devo deixar, abandonar ou repensar na minha vida para me por no caminho de Deus? Quantas são as situações na nossa vida que precisam de conversão! No nosso trabalho há necessidade de conversão, na nossa família há necessidade de conversão, na nossa maneira de ser e de falar há necessidade de conversão.
  “E deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus”... Quantas coisas devemos deixar imediatamente! Não há como nos dirigirmos a dois senhores! Ou seguimos o verdadeiro, ou nos escravizamos pelo falso! Quantas atitudes devemos deixar imediatamente! São um veneno para nós; enquanto o tomarmos, ficaremos apáticos e entorpecidos, bem longe de reconhecermos Deus, suas maravilhas e suas ações e, claro, também nosso relacionamento com o próximo ficará altamente comprometido.
  Queridos irmãos, vamos a Deus enquanto Ele se deixa achar! O tempo é breve e nossa vida é única. Vivamos de verdade, sabendo que “o nosso auxílio está no Nome do Senhor”. Vivamos por Ele, n’Ele e com Ele! Ouçamos sua divina voz na oração e O sigamos com fé. Possa a Santíssima Virgem Maria, que ouviu a Deus e disse “sim” a Ele inspirar-nos no seguimento fiel e pronto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


2 comentários:

  1. padre linda homília, que possamos verdadeiramente nos converter a esse Deus maravilhoso, que Deus te abençoe. estamos sentindo sua falta.Sua bênção.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.