terça-feira, 17 de janeiro de 2012

De volta à Mariana

  Saí do Rio no Domingo, às 22h10. Fui levado à Rodoviária Novo Rio pelo casal amigo e meus paroquianos Susi e Rogério. No caminho me lembrei que havia esquecido o casaco e logo comecei a pensar no frio que passaria no ônibus. Dito e certo: frio e frio! 
  Eu estava bem cansado, mas perto de mim um troço do ônibus rangia a cada chacoalhada. Tentei dormir mesmo assim e dei umas cochiladas. Depois foi bem difícil "pregar os olhos" e a cada parada do ônibus (e não foram poucas) eu acordava. Na primeira, em Santos Dumont, foi para descer. Depois vieram: Barbacena, Carandaí (nunca ouvi falar), Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e, enfim, Ouro Preto.
  Cheguei às 5h20 e me sento naquele "acampamento militar", naquele "parador de ônibus" que eles chamam de "rodoviária". Esperei, esperei e esperei. às 6h30 pego um ônibus para o centro de Ouro Preto (Praça Tiradentes) e lá espero mais um pouquinho até pegar outro às 6h45 para Mariana. Cheguei à cidade rápido, por volta das 7h20. Fui caminhando a pé da rodoviária à Igreja de São Pedro dos Clérigos. A Facul estava fechada. Fui pra uma padaria, tomei um café e esperei para abrir.
  Primeira aula do dia com professor novo, sobre a História da Arte do Renascimento ao século XX. O professor apresentou da transição do gótico para o neo-classicismo. A introdução foi repleta de referências a autores e a idéias da arquitetura e da simbologia. Um pouco difícil de entendimento, mas como é o início, podemos entrar depois no ritmo. Intervalo. Eu, muito cansado, não quis almoçar. Desarrumei a mala, tomei um banho e fui descansar. Consegui dormir uns 40 minutos. Segui para as aulas da tarde, iniciando às 14h.
  Na parte vespertina, tivemos uma introdução à arquitetura religiosa luso-brasileira. Vimos as diferenças entre Capela curada, Igreja Matriz, Catedral, Misericórdias e ermidas. Depois vimos as tipologias das Igrejas jesuítas, franciscanas, beneditinas e carmelitas. Aula interessantíssima. Descobrimos que a maior parte das Igrejas coloniais não foram acabadas.
  Fim das aulas no início da noite. Celebrei a Santa Missa sozinho e logo após lanchei; revisei as matérias, coloquei esta postagem no blog e, enfim, tive o descanso dos justos.

Alvorecer quase chegando a Ouro Preto

A "rodoviária" de Ouro Preto

Praça Tiradentes - Ouro Preto

Alvorecer em Ouro Preto

Nascer do sol

Até ao pescoço de sono e bagagem...

Manhã do alto de Mariana

Meu café da manhã:tradicional pão de queijo com café com leite

Aula da manhã

Aula da tarde

3 comentários:

  1. padre que Deus abençoe os seus estudos.

    ResponderExcluir
  2. Padre que Deus o abençõe sempre e te conceda muita coragem e determinação em tudo. um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.