quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Papa celebrou hoje Missa pelos bispos e cardeais falecidos


  O Papa Bento XVI presidiu hoje uma Missa em sufrágio das almas dos bispos e cardeais falecidos no último ano. Bento XVI afirmou que o “abismo da morte” humana não deve assustar os católicos, que acreditam na “intervenção de Deus” na história e na “vida eterna”. “A intervenção de Deus no drama da história humana não obedece a nenhum ciclo natural, obedece apenas à sua graça e à sua fidelidade”, disse. O Papa elencou o nome dos dez cardeais que morreram neste período, “animados pela fé na vida eterna”. A missa foi concelebrada por várias dezenas de cardeais e bispos da Cúria Romana e presentes no Vaticano.

  “Era necessária uma força benéfica maior do que aquela que faz avançar os ciclos da natureza, um Bem maior do que o da própria criação: um amor que procede do ‘coração’ de Deus e que, ao revelar o sentido último da criação, a renova e orienta para a sua meta originária e última”, declarou, na homilia proferida durante a missa, na basílica de São Pedro.
  Bento XVI aludiu à morte e ressurreição de Jesus, considerando que “a vida nova e eterna é fruto da árvore da cruz, um árvore que floresce e frutifica pela luz e pela força que têm origem no sol de Deus”. “Sem a cruz de Cristo, toda a energia da natureza permanece impotente perante a força negativa do pecado”, observou.
  O Papa disse que, diante da morte, todos sentem “os sentimentos e pensamentos” ditados pela “condição humana” e, tal como fizera no dia dos fiéis defuntos, esta quarta-feira, apresentou uma reflexão sobre “o mistério da morte” e o “acordar para a vida imortal”. “A morte de Cristo é fonte de vida, porque nela Deus exauriu todo o seu amor, como numa imensa cascata”, disse.

Fonte: Agência ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.