sábado, 17 de setembro de 2011

Diário de Viagem (dias 13 a 16 de Setembro)

  Queridos amigos e paroquianos, estive ausente do blog nestes dias por causa do intenso programa da peregrinação e às vezes pela dificuldade ao acesso à internet. Bem, aqui estou novamente para dar muitas boas notícias! Já estamos em Israel e é maravilhoso estar aqui! Vou contar um pouquinho como foram os dias na Itália e como estão os primeiros dias na Terra Santa.  

  No dia 13, terça-feira, saímos às 9h de Assis rumo à Núrsia, na Úmbria, cidade natal de São Bento e Santa Escolástica. Depois de quase uma hora e meia de viagem, chegamos muito bem à esta linda cidadezinha. Visitamos a Basílica de São Bento, as ruínas de sua casa sob a Igreja, as praças de Núrsia, as Igrejas próximas. Paramos para o almoço e por volta das 13h30 saímos em direção à Cássia. Lá, visitamos o Convento de Santa Rita e seus pátios internos e logo após a Basílica, quando celebramos a Santa Missa numa capela anexa. Após a Missa, descemos a alta cidade (existem várias escadas rolantes!) e partimos em direção à Roccaporena, cidade onde nasceu Santa Rita; pegamos uma pequena garoa até lá. Vimos a Igreja onde a santa se casou, a casa onde nasceu e a casa onde morou com sua família. No fim da tarde, voltávamos para Assis.

  Dia 14, quarta-feira, saímos bem cedo para Roma, às 6h45 min. Chegamos à Cidade Eterna e fomos direto para o Vaticano. Passamos por filas imensas e muito “empurra-empurra” entre as colunas centenárias de Bernini para chegarmos à Sala Paulo VI, local da audiência geral com o Papa. Lá dentro, mais dificuldade: muita gente, correria pelos lugares, falta de informação no local e guardas suíços mal-humorados que não ajudavam em nada. Inclusive me chamou a atenção um destes guardas que possuía peircing! Estranhei bastante uma tradicional guarda como essa deixando que tais costumes aconteçam... Bem, depois desses percalços, todos estávamos sentados (alguns separados do grupo) e à espera do Papa. Alguns cardeais e bispos bem perto e logo abaixo, convidados de honra e os curiosos noivos – todos trajados à caráter que, tradicionalmente vão ao Papa para receberem a bênção. Às10h30 em ponto entra o Papa Bento XVI; emoção geral! Palmas, gritos, assovios, bandas, uma festa! Foi muito lindo todo o momento, deixando para trás as dificuldades anteriores. A pós a audiência fomos para o almoço e logo após para uma tour panorâmica pela cidade de Roma. Conhecemos: Castelo Sant’Angelo, Circo Mássimo, Coliseu, Arco de Constantino, Palácio do Governo e algumas Igrejas como a da Escada Santa, a de Santa Maria Maior e da Santa Cruz de Jerusalém. Ao fim do dia fomos para o hotel.
  Dia 15, quinta-feira, saímos cedo do hotel para a Missa junto ao túmulo dos Papas, no subsolo da Basílica de São Pedro. A Missa foi às 8h da manhã na Capela Borghese. Foi emocionante celebrar tão perto do túmulo de São Pedro! Após a Missa, visitamos os túmulos de alguns Papas e rezamos diante do túmulo de Pedro. Depois saímos para visitar a Basílica de São Paulo fora dos Muros, onde estão as relíquias de São e o mosaico de todos os Papas até hoje. Após a visita fomos direto para o Museu Vaticano; lindo, maravilhoso acervo! Imediatamente depois de conhecer o Museu, ficamos a contemplar a Capela Sistina e depois a própria Basílica de São Pedro. Após a visita e almoço, fomos conhecer a Catedral do Papa, a Basílica do Latrão. Ainda nesse dia, visitamos a famosa Fonte de Trevi, o antigo Panteão e Pizza Navona. Depois desta jornada, um pouco cansados, retornamos para o Hotel para um banho e descanso, pois às 20h teríamos um jantar no Trastevere. O jantar foi muito legal, com destaque para o belo Bairro boêmio, para as músicas italianas executadas ao vivo por um grupo local e para uma bizarra “despedida de solteira” de lésbicas acontecida no mesmo restaurante em que estávamos! Não houve nada imoral, mas apenas o fato inusitado, inclusive de uma das “noivas” portar até um véu estilizado!
  Dia 16, sexta-feira, acordamos de novo bem cedo para tomarmos o vôo para Tel Aviv, em Israel. A decolagem estava prevista para as 9h20, mas só decolou às 10h, Tivemos um grande atraso, o que teve consequências na Terra Santa. Chegamos em Israel por volta das 13h, horário local (6h a mais que o Brasil). Tivemos um contratempo no aeroporto, fazendo com que perdêssemos mais ainda. Assim não pudemos passar por Cesaréia Marítima, nem pela fortaleza de São João do Acre. Curiosamente, todo o comércio também estava fechado, já que sexta-feira é o dia sagrado para os muçulmanos e no fim da tarde, início dos festejos do sábado – dia sagrado para os judeus... Assim, fomos direto para o Monte Carmelo, ao Santuário Stella Maris (Estrela do Mar), onde o profeta Elias venceu os profetas de Baal e onde, no século XIII, um grupo de penitentes se reuniu para seguir o espírito de Elias e louvar a Maria. Foi exatamente neste lugar que Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock. Celebramos a Santa Missa no antigo coro dos carmelitas e fiz a bênção e imposição dos escapulários de Nossa Senhora. Foi um momento muito bonito! Igualmente nossa visita à Igreja, quando junto da gruta de Elias, rezamos o Angelus, pela Providência divina, no momento mesmo da “Ave-Maria”! Saímos do Santuário e nos dirigimos para Tiberíades.
  Algumas fotos desses momentos...

6 comentários:

  1. Que alegria senti ao saber noticias de vocês!! Amei as fotos e saber de todo o roteiro da viagem, parece que estou ai também, com vocês. Abraços e muita saudade!!

    ResponderExcluir
  2. Oláááá, como vão vcs? Saudades... Espero que vcs estejam mt bem na graça de Deus. É mt bom ter notícias de vcs!!! As fotos estão maravilhosas, os lugares são lindos. Bjinhos fica com Deus!!!Até logo...P.S - Volta logo meu coordenador (Pedro Ivo)saudades de vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos muito felizes em saber que todos estão bem e que aviagem de voces esta sendo maravilhosa...

    ResponderExcluir
  4. Estamos muito felizes em saber que todos estão bem e que aviagem de voces esta sendo maravilhosa...

    ResponderExcluir
  5. Estamos felizes ao ver vocês vivenciarem este momento de graça em suas vidas e partilharem estes momentos conosco.Saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei lindas as fotos. Não sei como me sentiria espiritualmente em lugares tão santos. Que Deus abençoe a todos e tenham uma ótima viagem. Continuo em oração por todos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.