quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hoje é Dia de São Bartolomeu, Apóstolo do Senhor


  Nascido provavelmente em Caná, mas em data desconhecida, a sua morte terá ocorrido provavelmente em Albanópolis, na Armênia. São Bartolomeu era um dos doze Apóstolos de Jesus e mencionado como o sexto nos Evangelhos Sinóticos (Mt 10,3; Mc 3,18 e Lc 6,14) e como o sétimo em São João e nos Atos dos Apóstolos (At 1,13). O seu nome, Bar-Tolai, significa "filho de Talmai" (ou Tholmai), um antigo nome hebreu que atesta a ascendência do santo, e que pode ter sido o seu nome próprio ou um apelido para o distinguir como filho de Talmai. Pensa-se, antes, que não terá sido o seu nome próprio já que é identificado por São João com Natanael, "dom de Deus", (Jo 1,45-51). Originário de Caná da Galiléia (Jo 21,2), trazido a Jesus pelo testemunho de Filipe, fica convencido perante a perspicácia de Jesus e reconhece o seu messianismo (1, 48 s.) e segue-o até ao fim (21,2,14).

  Não existem dados sobre São Bartolomeu nos livros eclesiásticos antes de Eusébio, que refere que Panteno, o mestre de Orígenes, quando evangelizava a Índia teve conhecimento de que o Apóstolo já lá tinha pregado antes dele o Evangelho de São Mateus, escrito em hebraico. Naquela altura, o termo "Índia" abrangia uma área geográfica muito grande que incluía a Arábia e a Pérsia. Existem outras lendas que dizem que São Bartolomeu teria andado pela Mesopotâmia, Pérsia, Egito, Armênia e nas costas do Mar Negro. Uma destas lendas identifica-o, de fato, com Natanael. 

  Diz-se que a sua morte ocorreu na Armênia, em Albanópolis, segundo uns decapitado e segundo outros esfolado vivo, crucificado e deitado ao mar, no Sul de Itália, às ordens de Astíage por ter convertido o irmão deste último, Polímio, rei da Armênia. A iconografia representa-o esfolado e segurando na mão a sua própria pele e com o seu instrumento de suplício, a faca, nas mãos. As suas relíquias foram, segundo alguns, preservadas na Igreja de São Bartolomeu na Ilha Tiberina, em Roma. Em tempos remotos existiu um Evangelho apócrifo de São Bartolomeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.