quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arcebispo estadunidense é nomeado Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, em Jerusalém


  O Papa aceitou a renúncia apresentada pelo Cardeal John Patrick Foley para o cargo de Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e nomeou o novo Grão-Mestre da Ordem o Bispo Edwin Frederick O'Brien, até agora Arcebispo de Baltimore, nos EUA.
  O Arcebispo O'Brien nasceu em Nova Iorque, em 08 de abril de 1939. Ordenado sacerdote em 1965 e consagrado Bispo em 1996, ocupou também o cargo da Capelania Militar naquele país. Em 2007 foi nomeado Arcebispo de Baltimore.

  O Cardeal John Patrick Foley era Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, em Jerusalém desde 2007; completou 75 anos em 11 de novembro do ano passado e deixa o cargo tanto por limite de idade quanto por problemas de saúde agravados nos últimos meses.
  A Ordem Equestre do Santo Sepulcro tem suas origens desde o dia da libertação de Jerusalém por Godofredo de Bouillon, em 1099. Com o desaparecimento do Reino Cristão de Jerusalém, a Ordem continuou a existir na Europa, mantendo vivos os ideais dos Cavaleiros Cruzados da propagação da fé, da defesa do amor ao próximo e dos fracos. Em 1847, o Papa Pio IX modernizou a Ordem com a promulgação de um novo estatuto: era colocado diretamente sob a proteção da Santa Sé e o governo para o Patriarca Latino. Também foi definido o papel da Ordem, ou seja, a manutenção das obras do Patriarcado Latino de Jerusalém, mantendo o dever espiritual de propagação da fé. Pio XII, em 1949, decretou que o Grão-Mestre da Ordem fosse elevado ao cardinalato. Os Papas João XXIII e Paulo VI, respectivamente, em 1962 e em 1977, deram um novo impulso à Ordem através da inclusão de regras mais precisas ao Estatuto para permitir uma mais coordenada e eficiente ação. Em 1996, o Beato João Paulo II elevou a dignidade da Ordem; hoje ela é uma Associação Pública de Fiéis, erigida pela Sé Apostólica.
  A Ordem, hoje, pretende reforçar nos seus membros a prática da vida cristã, em plena fidelidade ao Papa e aos ensinamentos da Igreja. Ela também apóia e ajuda a obras e instituições culturais, sociais e de caridade da Igreja Católica na Terra Santa, particularmente aqueles do Patriarcado Latino de Jerusalém, com a qual a Ordem mantém laços tradicionais. Promover, finalmente, a preservação e propagação da fé nessas terras e defender os direitos da Igreja Católica na Terra Santa.

Fonte: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.