domingo, 19 de junho de 2011

Solenidade da Santíssima Trindade


  A Solenidade que hoje celebramos não é uma oportunidade para a esclarecer o mistério da Trindade; não é uma presunção de abarcar este Mistério tão grande e tão belo, mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é fonte de amor, que é comunidade e modelo de comunidade e que chamou aos homens para lhes dar a vida plena. Como alguém já disse: a Trindade é como o mar, não o podemos reter, mas podemos nele nos banhar. Assim, não poderemos compreender de todo este mistério de um Deus em Três Pessoas, mas poderemos entrar neste círculo de amor.

  Na primeira leitura, vimos Moisés que representa todo o homem de coração sedento que busca a Deus e vimos um Deus empenhado em estabelecer a comunhão e a familiaridade com este mesmo homem. O homem reconhece a grandiosidade de Deus, sua misericórdia e clemência, sua paciência, sua bondade e fidelidade. E Deus, acolhendo a reverência de sua criatura, também se inclina para sua criação. O pedido de Moisés é nosso também hoje: “Senhor, caminha conosco! Vem ao encontro dos homens, que lhes fala! Ainda que tenhamos cabeças duras, corações frios, tremor nas pernas e vacilo na boca, acolhe-nos como propriedade tua!”
   A segunda leitura nos mostrou a saudação trinitária que os primeiros cristãos faziam com amor e reverência: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”. O que esta saudação tem a nos dizer sobre a Trindade?
1° As três Pessoas estão em plena união; as três agem, as três nos envolvem, as três nos concedem dons;
2° O Pai nos dá seu amor, o Filho a sua graça e o Espírito Santo a sua comunhão. O amor nos transforma, a graça nos eleva e a comunhão nos une. O homem que deseja amar de verdade e de maneira plena, precisa da graça de Deus para purificar e elevar este amor e não poderá encontrar isto, se não for por meio da união, comunhão com Deus;
3° Para viver como cristãos, batizados na Trindade, deveremos refletir a Trindade em nossas vidas; se nossa alma, se nossas ações não refletirem o alto, estaremos sempre apegados às coisas que são baixas...
   O texto evangélico descreve a ação de Deus no mundo e o porquê dessa ação: O Pai envia seu Filho ao mundo para que todos tenham a vida eterna. Mais tarde veremos na boca do próprio que Ele deve voltar para o Pai, mas que não nos deixaria órfãos, nos enviaria outro Defensor, o Espírito Santo! A revelação da Trindade se dá de maneira divina, não humana; não foram os estudos humanos, não foram as capacidades intelectuais que chegaram à conclusão de que Deus existe em três Pessoas, mas Jesus quem nos deu a conhecer este segredo. Para nós, o indizível não pode ser explicado, mas experimentado. Abandonar-se mãos de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo! Sentir este amor tão grande que se fez três vezes diverso...
  Deus, o totalmente Outro veio a nós. Silenciemos para entrar em seu Silêncio! Quando falamos de Deus, nada falamos de Deus! Tudo o que se disser da Trindade ainda não tocará plenamente naquilo que Ela é... Fiquemos, porém, com o que sabemos: O Pai é O que ama, o Filho o que é Amado e o Espírito é o próprio Amor. O Pai não é gerado, mas gerou Seu Filho e ambos, Pai e Filho expiraram o Espírito Santo. As Pessoas na Trindade se distinguem, mas não deixam de ter a mesma essência, o mesmo poder, a mesma majestade. A glória é uma só dada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; não há uma gradação na Trindade, os Três são um só Deus. Deus que é Amor, Amor Pai Amor Filho Amor Espírito Santo!
  Façamos a experiência de Moisés. Subamos a montanha sagrada da oração e lá encontremos o Deus escondido que se revela a cada alma em particular. De Deus viemos e para Ele devemos voltar! Que um dia estejamos no interior da Trindade Santa. Que um dia nossa glória também seja eterna, como a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2 comentários:

  1. Padrezinho
    Mais uma vez suas palavras nos tocam profundamente...
    Somente com o nosso coração aberto poderemos ousar penetrar na complexidade da Trindade de maneira simples e encontrar o Pai que cria, o Filho que redime e o Espírito que santifica. Três pessoas unidas num só ideal de amor: ser comunhão plena e transbordar esta plenitude a todas as criaturas.
    Que possamos nós experimentar e aprender a cada instante deste Santo Mistério em nossas vidas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O Mistério da Santíssima trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode-se dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Jesus sobretudo quem revelou o Pai, Ele como Deus, e o Espírito Santo; isto não foi invenção da Igreja.
    A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas. Bjs! Parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.