quinta-feira, 19 de maio de 2011

A "Salus animarum" como fim da Igreja é também o fim do Direito canônico?



  Como é próprio de se imaginar, deve existir uma relação entre o fim da Igreja e o fim do Direito Canônico, já que são realidades que se interpretam na vivência eclesial.
   Duas linhas se apresentam para responderem às questões: uma sustenta que o fim da Igreja e o do seu Direito é um só, outra opina que são fins diversos. Vejamos.
    Numa definição direta do que vem a ser o Direito Canônico, diremos que seja um conjunto de normas que rege a Igreja (ainda que o direito da Igreja vá além do código). Assim sendo, o fim do Código é organizar a Igreja, não santificá-la ou a seus membros. O fim do Código não é substituir na vida da Igreja ou dos fiéis, a fé, a graça, os carismas, nem muito menos a caridade. Pelo contrário, seu fim é, antes de tudo, criar na sociedade eclesial uma ordem que, dando primazia ao amor, à graça e aos carismas, facilite ao nosso tempo seu desenvolvimento orgânico na vida, seja na sociedade eclesial, seja na vida de cada um de seus membros. Noutras palavras, a função própria do Direito Canônico é consolidar “ad intra” a vivência cristã e, obviamente, deixar espaço à liberdade do Espírito que opera na criatividade, interpretando a Lei e aumentando a sua própria compreensão. Visto assim, o Direito Canônico tem um fim imediato e um termo claro e distinto: “estabelecer e garantir a ordem social justa na Igreja, ordenando e conduzindo seus súditos, através dessa ordem justa, à consecução do bem comum” (Prof. Paulo Tapajós).
      Já a Igreja, fundada por Jesus Cristo e alicerçada na fé dos Apóstolos, quer garantir a todo homem, a toda mulher a entrada no Reino dos Céus. Ora, ter parte nas “Núpcias do Cordeiro”, “penetrar nos céus” é receber a “salvação”; vê-se que a vontade de Cristo é “atrair todos a Ele”, levando-os às Moradas celestes. Esta meta, este objetivo de Jesus Cristo tem de ser o mesmo da Igreja – esta é “conditio sine qua non”, para que esta Igreja seja a de Jesus.
   A Igreja como Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo, como Sacramento da Salvação, como Comunhão criada pela ação do Espírito, tem o seu análogo principal no Ministério do Verbo Encarnado e não na sociedade civil. Na Constituição “Gaudium et Spes”, nº 40 se lê: “A Igreja (...) tem um fim salvador e escatológico, o qual só se poderá atingir plenamente no outro mundo.” Visto assim, a Igreja tem um fim (salus animarum – salvação das almas) que, porém, terá seu termo, só na parusia.

Um comentário:

  1. Olá Pe Helcimar!
    Gostaria de saber mais sobre a parusia, perdoe-me se o senhor já publicou algo nesse sentido ainda não li o todas as publicações. Achei interessante esse artigo "Salus animarum", são fins diversos ou divergentes? Fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.