quinta-feira, 28 de abril de 2011

Homilia da Vigília Pascal


  A liturgia desta Vigília pascal iniciou-se com o rito sugestivo da bênção do fogo novo e do acender nele o Círio pascal. Naquele momento, todos nós aguardávamos na escuridão e profundo silêncio. Significava a morte de Cristo, mas também, a morte em que todos nós podemos viver, isto é, permanecer no pecado. A chama do grande círio pascal, símbolo do Cristo ressuscitado, abriu-nos um caminho de luz. A partir daquela chama, muitas outras se propagaram e, à medida que íamos acendendo as nossas velas, toda a Igreja se iluminou e pudemos escutar o canto alegre da Ressurreição.Toda esta liturgia inicial, nos lembra que pouco a pouco o Cristo faz sua obra; Ele ilumina tudo, muda tudo, completa tudo. Diante de sua luz, dissipa-se toda treva, todo engano, toda mentira, todo luto. Onde Deus passa, e o homem com os olhos da fé vê, tudo se transforma! Para o Senhor, não há realidade que não possa ser mudada.
Basta que tenhamos fé.

A fé cristã é para nós luz acesa e sempre vitoriosa sobre o mal; alimentada pela Páscoa de Cristo, ela deve ser por nós sempre renovada. É o que também daqui há alguns momentos faremos, com muita devoção. Ter fé no Cristo Ressuscitado, é acreditar que o Filho de Deus não só morreu por nós, mas que também ressuscitou por nós; com sua morte sepultou nossos pecados, com sua Ressurreição trouxe-nos vida! É esta a Boa Nova que a Igreja recebe, transmite e conserva fielmente e que nesta noite santa é apresentada de maneira tão bela nos santos ritos.
Será que nos apercebemos de que se trata de um anúncio que revoluciona a vida? Que revoluciona tudo e todos? Jesus, se não tivesse ressuscitado, não seria o Salvador, mas apenas mais um mártir; a esperança humana continuaria a ser uma pobre esperança e a morte continuaria a dominar. Mas, por sua ressurreição, ganhamos nova vida! Ele venceu! Nós venceremos! A morte não tem mais a palavra final! E nós ganhamos esperança, por isso já iniciamos nossa ressurreição. E, se ressuscitamos com Cristo, devemos viver de modo ressuscitado, isto é, na alegria, no fervor, na devoção, no amor, no perdão, na paz, na docilidade, na compaixão...
Com o Crucificado, agora Ressuscitado, a causa do reino de Deus põe-se de novo a caminho e, por meio de cada um nós, se expande no mundo para fazer viver todo o mundo.
O que, de um modo tão prometedor, tinha começado durante a vida pública e depois parecia ter sido anulado pela morte na cruz, é agora retomado com nova e poderosa eficácia. Agora, por meio de sua Igreja, o Senhor Ressuscitado agirá no mundo por meio dos Sacramentos e perpetuará sua presença no meio de nós. Não é exatamente isto que fazemos em cada Santa Missa? “Ele está no meio de nós”, não é uma mera invocação ritual, não é uma expressão vazia. Realmente Ele nos acompanha, olha para nós, entende nossos corações, escuta nossas preces...
“Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos”, ouvimos na leitura de S. Paulo aos Romanos. A morte e a Ressurreição do Senhor são parâmetros da vivência do Evangelho.
Quando sabemos morrer para tudo aquilo que significa infidelidade à Nova Aliança feita com Deus é que nos reencontraremos verdadeiramente com a pessoa de Jesus Cristo; e a fidelidade manifesta-se no modo como vivemos o dia a dia, numa entrega generosa, coerente e cheia de alegria nos menores detalhes. Diante de Cristo e, por Ele, com Ele e n’Ele, tudo se transfigura. Nada é pequeno, nada é desprezado, seja no encontro sincero conosco mesmos, na convivência familiar, no trabalho bem executado, na ajuda aos necessitados, na ajuda a todos os que sofrem, nas alegrias que sentimos e nos sofrimentos que porventura nos possam atormentar.Tudo está transfigurado, tudo com Cristo!
Hoje, de maneira especial, um de nossos irmãos vai ser configurado a Cristo pelo santo Batismo, confirmado pela santa Crisma e alimentado pela sagrada Comunhão; é um dia muito feliz para a Igreja que festeja a Páscoa, para nós que recebemos este irmão na mesma fé e para ele, que dá seu “sim” à obra de Jesus. Oremos pelo nosso catecúmeno, para que seja fiel e perseverante a tudo o que vai abraçar.
Que a alegria da Ressurreição nos traga mais vontade de viver a vida, o Evangelho! Que joguemos fora todo o fermento da maldade que por vezes nos faz inchar! Que abracemos o amor verdadeiro e abrasador! Que irradiemos ao mundo a feliz mensagem pascal: Ele ressuscitou! Aleluia! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.