quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MENSAGEM DO CONCÍLIO VATICANO II AOS JOVENS (1965)

  É para vocês, jovens, homens e mulheres de todo o mundo, que o Conselho pretende abordar a sua mensagem final. É você quem receber a tocha das mãos de seus anciãos e viver no mundo no momento das mais gigantescas transformações da sua história. Você que, recebendo o melhor do ensino de seus pais e seus professores, formar a sociedade de amanhã, você vai se salvar ou perecer com ele.

    A Igreja, em quatro anos, tem vindo a trabalhar para rejuvenescer a sua imagem, a fim de melhor corresponder à intenção do seu fundador, o Vivente grande, o Cristo eternamente jovem. E no final desta "revisão de vida" impressionante, ela se vira para você: por que vocês, jovens, especialmente para você, vem através de seu Conselho de acender a sua luz, que ilumina o futuro, o seu futuro.

     A Igreja deseja que esta sociedade que vai construir respeite a dignidade, a liberdade e os direitos dos indivíduos, e estes indivíduos são vocês.

    Ela está ansiosa para poder expandir nesta nova empresa para o seu tesouro sempre antiga e sempre nova fé, que suas almas podem desenhar livremente em sua clareza. Ela tem confiança de que você vai encontrar a força e uma alegria tais que você não será tentado, assim como alguns dos seus antecessores, cedendo à sedução das filosofias hedonistas ou às do desespero e do niilismo, e que de rosto do ateísmo, um fenômeno de cansaço e de velhice, você sabe como para afirmar a sua fé na vida e que dá sentido à vida: a certeza da existência de um Deus justo e bom.

   É em nome desse Deus e de seu Filho Jesus, que vos exortamos a abrir seus corações às dimensões do mundo, a escutar o apelo de seus irmãos, para colocar suas energias juvenis ao seu serviço. Lutar contra todo o egoísmo. Recusar-se a dar livre curso aos instintos de violência e ódio que geram guerras eo seu cortejo de misérias. Seja generoso, puro, respeitoso, sincero. E construir um mundo melhor do que o presente!

     A Igreja olha para vós com confiança e amor. Rica com um longo passado sempre vivo, e caminhando para a perfeição humana no tempo e para os destinos últimos da história e da vida, é a verdadeira juventude do mundo. Possui o que constitui a força ea beleza da juventude: a capacidade de se alegrar com o que está a começar, para dar-se sem reservas, de se renovar e para novas conquistas. Olhe e você vai encontrá-lo no rosto de Cristo, a verdadeira, humilde e sábio, o profeta da verdade e do amor, o companheiro eo amigo dos jovens. É em nome de Cristo que nós vos saudamos, que vos exortamos, vos bendizemos. (7 de Dezembro de 196


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.