domingo, 28 de outubro de 2012

Hoje é dia de São Judas Tadeu e São Simão



Homenageamos hoje os apóstolos Simão e Judas Tadeu. 
        De Simão sabe-se muito pouco. Para se distinguir de Simão Pedro, ele é mencionado como Simão, o Zelota ou Cananeu. Simão, pouco conhecido, mas certamente um trabalhador pela causa do evangelho. Algumas anotações do historiador Eusébio, o colocam como sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, depois que Tiago foi martirizado. Outras histórias se encontram no apócrifo Atos de Simão e Judas, segundo os quais, Simão e Judas percorreram juntos as doze províncias do império persa. 
         Judas, que também teve homônimo, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu, para se distinguir de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. Ele nasceu em Caná, na Galileia  filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.  Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galileia  Depois foi para a Samaria e próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos. 
         A sua pregação e o seu testemunho eram muito intensos. Por isso, sacerdotes pagãos da cidade de Edersa mandaram assassinar os dois apóstolos, no mesmo dia, a golpes de bastões, lanças e machados. Era 28 de outubro de 70. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens. Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. 
       São Judas é considerado pelos cristãos o Santo intercessor das causas impossíveis. A devoção se deve a Santa Gertrudes que, em sua biografia, contou que Jesus a teria aconselhado a invocá-lo até nos "casos mais desesperados". A partir dai essa devoção se propagou.
      Sempre houve na Igreja desde o início, uma preocupação de se preencherem certos vazios deixados pelo Evangelho. Foi assim que surgiram os evangelhos apócrifos que falam sobre os pais de Maria, sobre o casamento de José e Maria, sobre a infância do Menino Jesus e vai por aí afora. Escritos cristãos da época registram que Judas Tadeu seria um dos noivos da cena evangélica das Bodas de Caná e, por isso, Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá participando da festa. A Igreja não entra nessa questão. Tanto é que o Santo Padre o papa Bento XVl em suas audiências das quartas feiras, ao falar dos doze apóstolos, referindo-se a Judas Tadeu, não toca nesse assunto.  Portanto, a afirmação que Judas Tadeu seria o noivo das bodas de Caná não tem sustentação nos livros inspirados da Bíblia.
      Aprendamos com São Judas e São Simão a sentir a importância do amor à Palavra de Deus, colocando-a como fonte de ordenamento de nossa vida, em todos os momentos e situações.

Roguemos a eles:
Ó Deus, que, pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém



Fonte: Paulinas e Recanto das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.