segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Agosto: mês das vocações



A assessoria para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresenta subsídios para o mês vocacional que acontece em agosto com o título: “Chamados a viver a vida plena em Cristo”. Pe. Valdecir Ferreira assessor, fala sobre a utilidade dos mesmos:


“Estamos nos aproximando do mês Vocacional. É preciso que cada comunidade paroquial, diocese e regional esteja se preparando para viver intensamente o mês de agosto, como momento privilegiado de reflexão vocacional. Muitas são as atividades que poderão ser realizadas. Basta ter disponibilidade, empenho e criatividade”, orienta o sacerdote.

Segundo Pe. Valdecir o texto e imagem foram feitos pensando em auxiliar na preparação deste momento vocacional oportuno. Os arquivos já estão sendo disponibilizados para todas as regionais. O sacerdote recorda que estas, são apenas sugestões.

 ___________________________________

Agosto: mês das vocações

É costume no mês de agosto comemorarmos as diversas vocações a cada semana.

Dia dos Padres e Diáconos

No primeiro domingo é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais. Melhor dizendo: é o dia das vocações aos ministérios ordenados.

Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura d´Ars, patrono dos párocos, padres, sacerdotes, e no dia 10, o dia de São Lourenço, diácono e mártir, patrono dos diáconos.

Dia dos Pais e da vocação matrimonial

No segundo domingo, por imitação ao dia das mães no mês de maio, temos o dia dos Pais. No Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 era comemorado o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Adotou-se esse dia, passando depois para o domingo.

Passar a comemorar nesse dia a vocação matrimonial foi apenas um pequeno passo. Começar a fazer no Brasil a Semana Nacional da Família foi outro importante passo, embora a liturgia reserve um domingo após o Natal para o dia da Sagrada Família.

Vocação à vida consagrada

No terceiro domingo, recordamos a vocação à vida consagrada: religiosos(as), consagrados (as) nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e hoje também nas novas comunidades.

Essa recordação é feita porque no dia 15 celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que no Brasil é transferida para o domingo seguinte. Maria, como mulher  modelo de consagração a Deus dá o tom da comemoração do dia da vocação à vida consagrada.

Dia do Catequista – Dia do cristão leigo

O quarto domingo é o Dia do Catequista. Daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença ao interno da Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida.

O dia do Cristão Leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo do Cristo Rei.

Ao participarmos dessas comemorações não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e consequentemente, à santidade.

Fonte: CNBB e Arquidiocese de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.