quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hoje é dia de São Tiago Maior


São Tiago Maior
      

 Tiago nasceu doze anos antes de Cristo, viveu mais anos que Ele e passou para a eternidade junto a seu Mestre. Nascido em Betsaida,na Galileia, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista. Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.  Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração de Jesus, entre outros.
       Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus.Consta que depois da ressurreição, Tiago rumou para a Espanha, percorrendo-a de norte a sul, fazendo sua evangelização, sendo por isto declarado seu padroeiro.Mais tarde voltou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:

"Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2).

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo. No século VIII, quando a Palestina caiu em poder dos muçulmanos, um grupo de espanhóis trouxe o esquife onde repousavam os restos de São Tiago maior à cidade espanhola de Iria. Segundo uma antiga tradição desta cidade, no século IX o bispo teria visto uma grande estrela iluminando um campo, onde foi encontrado o túmulo contendo o esquife do apóstolo padroeiro.Mais tarde, naquele local, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro dedicados a Santiago; com isto a cidade de Iria passou a se chamar Santiago de Compostela, ou seja, campo da estrela.Começa quase de imediato, e se mantém firme até hoje, o costume da peregrinação ao sepulcro. O papa Leão XII, com a bula Deus omnipotens, de 1° de novembro de 1884, declarou solenemente a autenticidade das relíquias conservadas em Santiago de Compostela.
        Essa rota conhecida como "Caminho de Santiago de Compostela", foi feita também pelo Papa João Paulo II, em 1989. Acompanhado por milhares de jovens do mundo inteiro, foi venerar as relíquias do apóstolo São Tiago, o maior, depositada na magnífica catedral das seis naves, concluída em 1122.

  
Fachada da catedral dedicada a São Tiago em Santiago de Compostela, Espanha


                                    Oração a São Tiago

Ó São Tiago, apóstolo de Jesus Cristo, dai-me a vossa coragem de, resolutamente, deixar tudo e seguir ao chamado do Mestre.Verdadeiramente, eu só serei convertido de jesus Cristo quando fizer d'Ele o meu único Senhor, aquele que manda, aquele a quem eu, sempre e em tudo, hei de servir. No entanto, entre os doze apóstolos, vós não fostes um qualquer, mas, amigo íntimo, participando com Pedro e João, das ocasiões especiais, seja nas alturas do Tabor, seja no Horto das oliveiras.Também eu quero ser íntimo de Jesus, pois continuamente Ele me repete; "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Sem mim nada podeis fazer, vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando".Tiago, como é belo ser apóstolo, mas também como é difícil!Vinde me ajudar!



Fonte: Canção Nova, Jornal 30 dias e Portal católico








Um comentário:

  1. Linda a história de São Tiago! Parabéns a vocês que se dedicam também à causa do Evangelho. Que os frutos sejam preciosos! DEUS OS ABENÇOE A TODOS!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.