quinta-feira, 1 de março de 2012

O jejum eletrônico


  "Jejuar da internet, celulares e torpedos no período da Quaresma". Esta é a proposta do Presidente da Comissão para os Jovens da Conferência Episcopal das Filipinas, Dom Joel Baylon. Segundo uma fonte ligada a Agência Fides de Notícias, a proposta do prelado vem de um país em que os jovens são "apaixonados pelas novas tecnologias, a ponto de criar dependência". O uso maciço de celulares, de mensagens de texto, da Internet, da mídia social e dos blogs "é parte integrante da cultura juvenil nas Filipinas e os novos meios de comunicação assumiram uma notável relevância social, política e cultural, e também no campo religioso".

  Segundo Dom Baylon "por que não reduzir o número de mensagens dos celulares? No nosso tempo, uma forma apropriada de jejum pode englobar as mensagens, o tempo de navegação na internet, o álcool ou o tabaco". O prelado insiste também em abster-se de "particulares desejos" e em sacrificar "atividades de luxo e de prazer" para empreender "uma disciplina que embeleza o interior do homem".
  Segundo dados de 2009, existem no país mais de 72 milhões de aparelhos celulares atingindo 80% da população filipina. O levantamento mostra ainda que diariamente são enviados 1,4 bilhão de mensagens no país. A nação é definida "capital mundial do sms" e o seu uso foi determinante na revolução popular não-violenta de 2001.
  As novas tecnologias e os sms são utilizados também na evangelização: existem muitos serviços de sms de envio de meditações religiosas, palavras do Evangelho e orações, um serviço promovido e mantido pela Comissão episcopal para as Comunicações Sociais.

Fonte: Gaudium Express

Um comentário:

  1. É complicado, heimm! Mais fácil um jovem ficar 40 dias a pão e água q um dia sem mexer na internet! rsrs

    #ExagerosÀparte!

    Mas vale à pena tentar, pelo silêncio que nos pede a Quaresma. ^.^

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.