sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aproxima-se o Consistório


  Bento XVI e os membros do Colégio cardinalício e os 22 cardeais designados, encontram-se hoje para um encontro de “reflexão e de oração”. A reunião decorre na véspera do Consistório público para a criação de novos cardeais, e tem como tema “O anúncio do Evangelho hoje, entre missão ad gentes e nova evangelização”.

  O debate sobre esta questão vai ser introduzido por uma intervenção do cardeal designado D. Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Segundo comunicado da sala da imprensa da Santa Sé, durante os trabalhos haverá ainda uma comunicação sobre o ‘ano da fé’, que se inicia em Outubro, a cargo de D. Salvatore Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
  D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, afirmou à Agência ECCLESIA que este Consistório "vai ser celebrado num contexto da evangelização, o que é muito sintomático, e tem uma grande importância para a Igreja, porque também é quando o Papa nomeia novos cardeais”. Para o cardeal português, de 80 anos, “a Europa precisa de uma nova evangelização”, questão que considera “chave”.
  A partir do próximo consistório, o Colégio cardinalício passará a ter representantes de 70 países, 51 dos quais com cardeais eleitores, ou seja, com menos de 80 anos e, por isso, com direito a voto na eleição de um novo Papa (conclave). Segundo o Código de Direito Canônico os cardeais "constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa]", além de serem conselheiros que podem ser consultados em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.
  É a quarta vez que Bento XVI convoca um consistório (o último tinha sido em novembro de 2010), com o qual vai perfazer um total de 84 cardeais criados (63 com direito a voto, mais da metade dos 125 eleitores). Os cardeais com menos de 80 anos ficarão assim distribuídos geograficamente: Europa - 67; América Latina - 22; América do Norte - 15; África - 11; Ásia - 9; Oceania - 1.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.