quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quarta-feira em Mariana

  Nas aulas da manhã estudamos o "românico" e iniciamos o "gótico". É um universo fabuloso de História e de beleza. O estilo românico foi uma descoberta; algo simples, mas extremamente simbólica. Já o gótico, que já gostava, me impressionou ainda mais pelas formas e pela grande capacidade criativa dos medievais.

  Muitas figuras de arquitetura, pintura e escultura durante a aula matutina. Terminados os trabalhos 12h30min, fomos para o almoço; uma rápida visita à biblioteca do Seminário. Come-se, conversa-se e o horário de voltar já chega. Retornamos para as aulas da tarde, às 14h, para os estudos sobre a arte sacra no oriente. Vimos a arte islâmica, a hinduísta e a budista. Como a região do Oriente é muito rica, a professora optou por se deter nestas três culturas.
  Terminadas as aulas da tarde, às 18h30min, corremos bastante para um lanche rápido, pois às 19h iria começar uma palestra na Academia Marianense de Letras feita pelo Dr. Ângelo Oswaldo A. Santos, ex-presidente do IPHAN, ex-secretário de Cultura de Minas Gerais e atual Prefeito de Ouro Preto. A palestra terminou quase às 22h. Foi interessantíssima; uma visão panorâmica da arte sacra no Brasil, estilos e épocas e grandes críticas aos que não contribuem para a conservação do acervo histórico. O homem é uma sumidade! Entende de tudo: cultura, política, religião, história, etc. É um dos poucos políticos que conheci com tal bagagem intelectual; um estadista pensante - bem diferente de muitos políticos Tiriricas da vida, que mal falam a língua pátria e só nos fazem rir... Bem cansado, voltei para o meu nicho no Seminário São José. Fim do terceiro dia.
Fachada do Seminário São José
Aula da manhã

Outro slide da manhã

Um dos acervos da Biblioteca do Seminário

Biblioteca do Seminário (acervo raro)

Visão do claustro do Seminário

Aula da tarde
Início da noite em Mariana

Casario antigo

Casa da Cultura - Academia Marianense de Letras (local da palestra da noite)

Momento da palestra

Galeria dos "imortais" da Academia

Final da palestra. O palestrante cumprimenta a todos

Um comentário:

  1. "sumidade"

    taí uma expressão que nunca tinha ouvidoo... Tive q consultar o dicionário, pra saber se estava xingando ou elogiando o prefeito! kkk

    boas aulas!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.