sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Penúltimo dia de Curso

  Penúltimo dia de Curso. Pela manhã, às 8h, continuamos com as aulas de arquitetura religiosa. Depois de ter visto ontem a arquitetura jesuítica, hoje passeamos pela beneditina e franciscana. Observamos cada um dos estilos e suas peculiaridades. Estudamos as Igrejas, os conventos e mosteiros, os colégios e as Igrejas paroquiais e as Capelas. Um vastíssimo assunto e muito denso para ser estudado.



  À tarde, pelas 14h, continuamos com os estudos do acervo brasileiro, agora passando do estilo maneirista para o barroco e deste ao rococó. De maneira particular nos detemos nas obras do litoral e não na escola mineira, que desenvolverá uma personalidade própria, principalmente pela arte e visionariedade de Aleijadinho.
  Apesar de reconhecermos vários estilos por suas fachadas, plantas e talhas, existem edifícios religiosos que fugirão de um padrão estilístico, são os chamados "planos híbridos". Uma Igreja pode ter estilo híbrido por duas causas: ou pela construção continuada (através das épocas) ou pelo próprio processo de composição (adequação do terreno, necessidades especiais, investimento, etc).
  Terminamos as aulas da tarde às 18h30 min. Desci para o Seminário para celebrar a Santa Missa e rezar Vésperas. Depois corri para o centro da cidade, pois às 19h30min teríamos uma palestra na Academia Marianense de Letras pelo ex-prefeito de Mariana, advogado, professor e Presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque J. de Oliveira Camêllo.
  A palestra  demorou para começar. Muitos ainda não haviam chegado e esperou-se até às 20h15min. Nossa, só foi começar ainda depois!Foi interessante o desenvolvimento, mas houve uma introdução muito longa ao tema; acho que poderia ser mais sintético. O tema foi: "Arte sacra: a política de preservação e o risco de perdas".
  Terminamos a palestra quase dez da noite. Exausto e cheio de fome, corri para o seminário para lanche, banho, escrever blog, passar roupa pro dia seguinte e completar o dia com orações. Amanhã estaremos visitando Igrejas históricas em Catas Altas e Santa Bárbara, acompanhados da professora de arquitetura, para fazermos análises das plantas e de todas as construções. Sairemos da Praça da Matriz às 8h.
Aula da manhã
Portada do Seminário
Hoje à tarde
Aula da tarde
Mariana ao anoitecer
Composição da mesa na palestra
Dr. Roque, o palestrante
Participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.