domingo, 25 de dezembro de 2011

Solenidade do Natal do Senhor (Missa do Galo)


“Nasceu-vos na cidade de Davi o Salvador”, que é o Cristo Senhor”

  Hoje celebramos o Dia santo do nascimento de Jesus. O Evangelho de Lucas que acabamos de escutar nos diz que Ele é o “Salvador”, que Ele é o “Cristo Senhor”. O que o autor sagrado quis nos dizer com estas palavras? Qual a mensagem para todos os homens de boa vontade? Para nós aqui hoje reunidos?

  Dizer “Salvador” indica que este pobre Menino, em sua simplicidade aparente, esconde em Si uma grande revelação: Ele veio para nos salvar! Salvar de quê, de quem? Salvar do pecado, salvar das mãos do inimigo de Deus. O Menino celeste veio trazer-nos regeneração espiritual, veio dizer a todos nós que podemos nos perder em escuridões; porém, se a Ele acorremos, se vamos a Belém – como os pastores – alegria sem igual teremos.
  O Menino Salvador, ainda sem falar, nos ensinou em seus atos a não nos perdermos naquilo que não é essencial. Essencial para Deus, é estar voltado para Ele, sem nenhuma desculpa. O que vemos em Belém? Um palácio? Não, um curral! O que vemos em Belém? Luxo e riqueza? Não, pobreza e simplicidade! O que vemos em Belém? Um Rei poderoso e altivo? Não, uma criança acolhedora e humilde. Em Belém, o Salvador não apenas olha para nós, mas torna-se um conosco. Em Belém não há portas, nem grades, nem muros; o Salvador veio para todos. No entanto, será que todos O reconhecem? Para ver Deus neste Menino envolto em faixas e deitado em palhas, é necessário ter fé. Para ver Deus num momento de escuridão, é necessário ter fé. Para acolher a Jesus e sua Palavra, sem perder nada do seu ensinamento, é necessário ter fé.
Infelizmente, muitos não querem se salvar; não acreditam que precisam de ajuda, não crêem que precisam de um salvador. Suas vidas são moldadas como querem, como desejam, sem se importarem com o que nos pede Deus e a Igreja. O Menino veio para nos salvar, mas nós precisamos querer esta salvação.
  O evangelista Lucas ainda chama Aquele Menino de “Cristo Senhor”. A palavra “Cristo” significa “ungido” e assim, ao nos dar tal descrição de Jesus, Lucas quer dizer que este Menino foi ungido Rei pelo Pai, para ser nosso Senhor, nosso cuidador; se dissemos “Senhor”, é porque queremos nos pôr como “servos”. O senhorio de Cristo não é ditatorial, não despótico, Ele não deseja nos machucar, nos ferir, nos explorar. Ele veio para dar. Dar o amor, dar a paz, dar-Se, dar a Deus. O Menino de Belém é Deus e, por isso podemos dizer: Deus fez-se pequeno, para ser compreendido; Deus fez-se próximo, para ser amado; Deus fez-se servo, para ser seguido; Deus desceu do Céu, para ser contemplado; Deus se fez Homem, para ser tocado pelos homens.
“Nasceu-vos na cidade de Davi o Salvador”, que é o Cristo Senhor”
  Que este Menino, nascido para salvar e para nos ensinar o caminho do Céu, nos cure de nosso orgulho, de nossa arrogância, de nossa falta de fé. Que Ele traga, nesta noite santa, paz à famílias, união entre todos, fé aos distantes, vida aos sem saúde e amor aos que ainda odeiam. Ó Menino Jesus, nossa doce salvação, reavivai nossos corações para Deus e fazei-nos vos amar, assim como nos ama. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.