quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

É difícil ser padre hoje


  É difícil! ... É difícil ser um padre nestes dias! ... Ser um padre da paróquia hoje é como a quadratura do círculo! Alguns de nós têm a sorte de viver em uma paróquia com um padre residente, prontos para atender-nos quando o solicitamos - e de acordo com suas disponibilidades, é claro! Mas estamos certos de que nunca tivemos (ou dito em voz alta), mesmo um desses pensamentos?

Se ele prega para mais de 10 minutos ... Ele nunca acaba!
Se ele fala da contemplação de Deus ... Ele é delirante!
Se ele menciona as questões sociais ... Ele está tendendo à esquerda!
Se ele está fazendo algum trabalho fora ... É porque ele não tem nada para fazer!
Se ele permanece na paróquia ... Ele é cortado do mundo!
Perdoa-nos, Senhor, por nossa ingratidão, por não ter agradecido o sacerdote que nos tem dado; abençoe o nosso sacerdote e tenha misericórdia de nossa atitude crítica!
Se ele batiza e casa todo mundo ... Ele barateia os Sacramentos!
Se ele se torna mais exigente ... Ele quer uma Igreja só para os “puros”!
Se ele permanecer na Igreja e na casa paroquial ... Ele não vai ver ninguém!
Se ele faz as visitas ... Ele nunca está na Igreja ou em casa!
Se ele é discreto e dedica afeição a alguns... Ele é elitista!
Se ele é extrovertido e “mexe” com todos... Ele é muito “mundano”!
Perdoa-nos, Senhor, pelo nosso “espírito de rebeldia”, por não agradecer ao Senhor o sacerdote que nos deu; que nosso sacerdote seja abençoado, e tenha misericórdia de nós pelo nosso egoísmo em relação àquele que dá sua vida por Deus, a fim de abrir o céu para nós.
Se ele é popular com as crianças ... Sua religião é infantil!
Se ele faz trabalhos de construção na igreja ... Ele está jogando dinheiro fora!
Se ele não faz nada ... Ele está deixando estragar tudo!
Se ele colabora com os leigos ... Ele está sendo conduzido pela “panela”!
Se ele não ouve muito os leigos... Ele é muito autoritário!
Se ele reza e ensina a rezar... Ele está fugindo do trabalho!
Se ele trabalha sem parar... Ele é muito ativista!
Perdoa-nos, Senhor, por nossos pensamentos maliciosos, por não agradecer o sacerdote que o Senhor nos deu; abençoe o nosso sacerdote e tenha misericórdia de nós pela nossa falta de caridade para com quem santifica nossas almas, dando-nos a Eucaristia.
Se ele tem um sorriso fácil ... Ele não tem seriedade!
Se, distraído ou preocupado, ele não tem recebido a alguém ... Ele é muito distante!
Se ele é jovem ... Ele não tem experiência!
Se ele está envelhecido ... Ele deveria se aposentar!
Se ele tem novas idéias... Ele não gosta da tradição!
Se ele relembra a tradição da Igreja... Ele é um retrógado!
Perdoa-nos, Senhor, por nossos pensamentos medíocres e estreitos, por não ter agradecido o sacerdote que o Senhor nos deu; abençoe o nosso sacerdote e tenha misericórdia de nós pela nossa falta de compaixão, carinho, apoio para quem tem necessidade destas coisas, porque ele é um homem como nós, mas tão precioso para todos nós; só ele pode nos proporcionar os sacramentos.
ORAÇÃO
Pai e Mestre da colheita, chamai entre nós homens que escolham viver para Vós e ao serviço dos irmãos, para anunciar sua Palavra, celebrar os santos mistérios da salvação e unir seu povo. Nós Vos pedimos por todos os sacerdotes e agradecemos aqueles que nos deram. Abençoai-os, e fazei seus trabalhos fecundos. Senhor Nosso, pela ação do Espírito Santo, fazei que este apelo seja ouvido hoje na Igreja. Que cada um dos batizados encontre alegria em servir-lhe para a glória do Pai e a salvação do mundo. Amém.

Dom Guy de Kérimel, Bispo de Grenoble-Vienne 

5 comentários:

  1. Padre, Obrigada pelo seu Ministério; pelo seu sim. E perdoa a cada um de nós que ainda não entendeu que os sacerdotes são humanos mais é o próprio Cristo vivo no meio de nós.

    Nós o amamos muito. Sua benção.

    ResponderExcluir
  2. O Padre não é um mero empregado do sagrado, mas um homem cheio do Espírito Santo, ungido com oleo santo para anunciar a Boa Nova, reunir o povo santo para os sacramentos e zela pela unidade.Que o Senhor derrame muitas bençãos e graças na caminhada sacerdotal dos nossos Padres! Padre Helcimar , muito obrigada por sua dedicação à nossa paróquia. Obrigado por suas palavras, pois elas nos trazem, paz, felicidade e sabedoria para o nosso dia-a dia. Que Deus esteja sempre contigo. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Padre Helcimar,ser Sacerdote não é fácil! Mais tenha certeza de que o senhor é um presente de Deus para todos nós!Os seus ensinamentos são verdadeiras receitas para se ter uma vida feliz!Obrigadooo por tudo !

    ResponderExcluir
  4. Acho que este artigo é sem comentários. Só nos resta rezar, mais e mais pelos nossos Padres. E não foi atoa que coloquei com o P maiúsculo. Que Maria, Mãe da Igreja, esteja sempre os cobrindo com o seu manto de amor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre peço a Deus que me proteja desses maus pensamentos contra os sacerdotes.Deus me ouve e sempre me ensina a amar com todo o meu entendimento o sacerdote de minha paróquia, seja ele quem for, pois cada sacerdote que Deus envia para cuidar de nós é especial pois é o próprio Cristo que está presente nele, seja novo, seja velho, bonito ou feio!São todos especiais e santos, pois se asssim não for Deus não permitiria que tivesse tão bela vocação. Obrigada meu Deus pela vocação sacerdotal de padre Helcimar. Tornai-o um homem santo, pois sendo santo ele vos glorificará e nos ajudará também a sermos santos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.