quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CONFIRMADO: Dom José Francisco é o nosso novo Arcebispo!


  Nosso Novo Arcebispo tem apenas 55 anos; homem discreto e com grandes capacidades. Será a sua segunda diocese como Bispo diocesano. Ele é mineiro de Brasópolis e nasceu em 2 de Abril de 1956. Filho de Higino Strazzer Dias e Maria do Rosário Rezende Dias. Seu nome: Dom José Francisco Rezende Dias, ex Bispo diocesano de Duque de Caxias.


  Cursou o ensino fundamental e básico na Escola Estadual Coronel Francisco Braz e o ensino médio na Escola Estadual Presidente Wesceslau, Brasópolis, MG concluindo o curso científico no Colégio Pré-Universitário em Pouso Alegre, MG. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano em Pouso Alegre (1973-1974) e Teologia no Instituto Teológico do Sagrado Coração de Jesus em Taubaté, SP (1975-1978).
  Foi ordenado presbítero no dia 10 de novembro de 1979 em sua cidade natal – Brasópolis – MG; tem especialização em Teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma  (1987-1989).  Exerceu as seguintes atividades antes do episcopado: Vigário Paroquial em diversas paróquias (Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolândia, Paraisópolis e Sapucaí-Mirim). De 1983 a Agosto de 1987 foi Reitor da Comunidade de Teologia da Arquidiocese de Pouso Alegre, em Taubaté. De 1990 a Julho de 1993 foi Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. De Agosto de 1993 a Janeiro de 1996 foi Pároco da Paróquia de Santa Rita de Caldas, MG. De Fevereiro de 1996 até 1999 foi Diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José. De Junho de 1997, até ser nomeado Bispo Auxiliar, era Vigário Geral da Arquidiocese de Pouso Alegre e desde 2000 também era Reitor do Seminário da mesma Arquidiocese.

  No dia 28 de março de 2001 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar de Pouso Alegre - MG, onde permaneceu na função até 30 de março de 2005, quando foi nomeado para o ofício de Bispo de Duque de Caxias, sob o lema “Vivamos por Ele!”. Foi eleito, também na última Assembléia dos Bispos, Secretário do Regional Leste 1. Com esta nomeação para a Sé de Niterói, Dom José Francisco é elevado a Arcebispo Metropolitano, tomando também a responsabilidade de estar à frente da Província Eclesiástica de Niterói composta pelas dioceses de Nova Friburgo, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e a própria Arquidiocese de Niterói.

  Lembramos que com este anúncio da nomeação do Senhor Arcebispo, Dom Alano Maria torna-se Administrador Apostólico, governando a Arquidiocese até a tomada de posse de Dom José Francisco. Após a posse que, segundo fontes, será no dia 11 de Fevereiro (Memória de Nossa Senhora de Lourdes), Dom Alano passa a ser Arcebispo Emérito de Niterói, sem nenhuma responsabilidade de governo.
  Agradecemos a Dom Alano por estes anos em que esteve à frente da Arquidiocese, depois do grande e memorável Dom Carlos Alberto Navarro, e damos boas vindas a Dom José Francisco Rezende Dias, nosso novo Arcebispo.

6 comentários:

  1. Caro Deyvison, confirmadíssimo! Rezemos por nosso novo Arcebispo! Que venha, em nome do Senhor, trazer muitos e belos frutos para a Igreja de Niterói. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bendido sejá Deus por nosso novo Arcebispo!

    Que seja muito bem acollhido por nós, pois concertaza Deus em sua rica misericórdia se põe ao nosso lado, para nos dizer muitas palavra pela boca de Dom Francisco.

    Nosso Pai Dom Francisco, seja Bem Vindo !!!

    ResponderExcluir
  3. Que ele encontre em nossa Arquidiocese apoio, colaboração e compreensão. Ele precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão de pastor deste numeroso rebanho.Que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que Ele foi chamado e a qual disse SIM.Seja bem vindo Dom José Francisco Rezende Dias!

    ResponderExcluir
  4. Saibam que vcs estão em ótimas mãos, Dom José é uma pessoa muito estudiosa e serena, Niterói está em ótimas mãos!!!

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus por nosso novo Pastor! Que Nosso Senhor dê fidelidade a Ele e o conduza para nos guiar ao Céu!

    Gratidão a Dom Alano por toda dedicação e amor para com nossa Arquidiocese! Nossa Eterna Gratidão e carinho!

    Padre, tenhouma dúvida: Dom Alano poderá celebrar a Ordenação do dia 10 sendo Administrador Apostólico?!

    ResponderExcluir
  6. Thatiane, como Administrador Apostólico, Dom Alano continua com todas as atribuições e agenda. Ele apenas não fará mudanças radicais; deverá manter todas as coisas até a chegada do Arcebispo eleito. Assim, Dom Alano continua com as crismas, com a ordenação e tudo o mais. Mas não faz nomeações, mudanças de paróquia, etc. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.