segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diário de Viagem, dia 17 de Setembro

  Nosso Hotel é muito bonito, aconchegante e com uma vista privilegiada para o Mar da Galiléia. A comida também é perfeita e muito saborosa. Com certeza vocês dirão que estamos mais gordinhos! Vou fazer um resumo do que vimos no dia 17, Sábado. Espero que gostem! 
  Ontem acordamos às 6h30 min, tomamos café e partimos rumo à Nazaré, cidade em que Jesus passou sua infância, adolescência e vida adulta antes do ministério público. Chegar à Nazaré foi especial! Ao ver de longe a bela e alta cúpula, já nos sentimos emocionados. Passamos por dentro de um mercado (em Israel há vários!) e subimos para a Igreja. Lá, vimos diversos títulos de Nossa Senhora ofertados por várias nações, inclusive o Brasil, representados em seus quadros. A Igreja está assentada sobre o lugar onde, segundo a tradição, o Anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria Mãe de Deus. Nossa guia local nos explicou que se tratava da cozinha de Nossa Senhora. Depois caminhamos pela lateral da Basílica, onde se encontra uma Igreja dedicada à São José, construída sobre a provável carpintaria do pai adotivo de Jesus. Nesta Igreja celebramos a Santa Missa. Foi uma emoção enorme! Muita gente chorando e sorrindo...
  Após a Missa, fomos visitar uma Nova Comunidade chamada Chemin Neuf (Caminho Novo), que tem por carisma suscitar a unidade. Será um grande centro dedicado a Nossa Senhora, Maria de Nazaré. Nele haverá painéis interativos, salas de palestra e vídeo e vários outros materiais que trabalharão a unidade dos cristãos a partir de Maria. O centro ainda está em construção e precisa muito da ajuda de todos. Várias instituições religiosas já se uniram ao projeto como os judeus, os ortodoxos e os muçulmanos. Vimos um filme sobre a obra e visitamos algumas salas e a bela Capela que tem vista para a Basílica de Nazaré.
  Saímos do centro Marial e fomos almoçar num agradável restaurante situado num prédio turco do século XVI – pura História! Após o almoço nos dirigimos a alguns poços metros para visitar a sinagoga em que Jesus pregou e não foi aceito pelos seus patrícios. Depois de uma meditação no interior da Igreja, partimos para Caná, cidade do primeiro milagre de Jesus. Ao chegar, tivemos uma grande surpresa de Deus: vimos uma festa de casamento passando na nossa frente; os noivos dançando e rodeados de vários convidados que cantavam e tocavam seus instrumentos. Fomos para a Igreja do Milagre e lá fiz a renovação dos votos matrimoniais do casal Carlos e Maria dos Remédios, que está no nosso grupo. Também abençoei as alianças que as esposas trouxeram de seus maridos que estão no Brasil. Outro momento de choro! As mulheres casadas estão todas sentindo saudades dos seus esposos e, claro, recebendo “zuação” de todos nós! Logo após partimos para Tabgha, onde está a Igreja do Primado de Pedro e a “Mensa Christi”; este lugar muito bonito foi palco do encontro dos Apóstolos com o Cristo Ressuscitado e lugar onde Ele comeu os pães e os peixes com seus discípulos. Aí, renovamos nossa vontade de amar a Deus, sobretudo na Eucaristia. Daí, regressamos para o Hotel. Após o jantar, vimos um show gratuito bem bonito de luzes e sons, quase em frente do nosso Hotel contando a História de Israel. Esse espetáculo é quase diário e tem três horários: 20h, 21h e 22h, horário local. Aí vão algumas fotos desse dia maravilhoso! Um abraço e até breve!

4 comentários:

  1. Querido Padre e Querido Amigo!!!
    O meu coração está elegre,
    não vou negar, mas com uma enorme.
    uma imensa vontadeeee de estar junto
    com vocês!!!
    Que o Deus de Misericórdia guarde
    e proteja o Padre Helcimar Sardinha da Silva
    e a todos que nessa peregrinação estão junto
    com ele!!!!
    Maria Mãe da Igreja, rogai por todos nós!!!
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. muito emocionante, e lindo. além da fé temos a história.

    ResponderExcluir
  3. Há por aq maridos chorosos e com muita saudades.

    ResponderExcluir
  4. Senhor agradecemos pelo nosso paróco
    que Deus nos concedeu, Pe. Helcimar
    Deus abençoi com sua sabedouria:
    sua Paroquiana:

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.