terça-feira, 16 de agosto de 2011

Abertura da Jornada Mundial da Juventude em Madri


  Acabou de terminar a Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude. Dezenas de milhares de jovens se reuniram em torno do altar de Jesus na emblemática Praça de Cibeles, Madri, numa celebração dedicada à memória do Beato João Paulo II (1920-2005), criador do maior evento juvenil da Igreja Católica. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Rouco Varela, Arcebispo de Madri. D. Antonio Rouco Varela, deu as boas-vindas aos participantes oriundos de outros países (são esperados um milhão de jovens de 139 países), pedindo-lhes que se sintam “em casa” durante a JMJ, que decorre até domingo.
  O Cardeal espanhol disse que os jovens presentes em Madri são a “geração Bento XVI”, com outros “problemas e circunstâncias” da vida, como a “globalização, as novas tecnologias da comunicação e a crise econômica”. “A juventude do século XXI precisa, tanto ou mais do que as gerações precedentes, de encontrar o Senhor pela única via que se demonstrou espiritualmente eficaz: a do peregrino humilde e simples que procura o seu rosto”, disse o Cardeal.
  A missa foi concelebrada por cerca de 800 Bispos e 8 mil padres de todo o mundo; certamente, um momento único e importantíssimo para o Catolicismo naquele país e no mundo. O Arcebispo de Madri, anfitrião da JMJ pela segunda vez (a primeira fora em Santiago de Compostela, 1989), afirmou que “a personalidade histórica da Espanha” se forjou “com traços inconfundíveis em volta da visão cristã do homem e da vida, desde os próprios inícios da sua história”.
  O Cardeal Stanislaw Rylko, responsável pela JMJ, deixou uma saudação aos participantes ao final da Missa: convidou todos os jovens a reconhecer a “fé” como um “fator decisivo na vida de cada homem”. “Se Deus existe ou não, tudo muda. A fé é a raiz que nos alimenta coma seiva vital da Palavra de Deus e dos sacramentos, é o fundamento, a rocha sobre a qual se pode construir a vida, a bússola segura que guia as nossas decisões e dá à nossa vida a orientação decisiva”, afirmou o presidente do Conselho Pontifício para os Leigos. Falando sobre o valor da fé, disse o Cardeal Rylko: “Sim, a fé é possível! Não tenham medo de optarem por Cristo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossos artigos, homilias ou fotos. Que seja para a glória de Deus! Não responderemos a anônimos sem registro neste blog.